Quem acompanha a reprise da novela O Cravo e a Rosa nas tardes da Globo conferem a atuação icônica de Vanessa Gerbelli como a vilã caipira Lindinha.
Veja também:
Para quem não sabe, a trama de Walcyr Carrasco, exibida no ano 2000, foi a primeira em que Vanessa participou na carreira. Antes disso, ela se dedicava ao teatro.
Com Lindinha, ela ganhou o gosto dos autores e diretores, assim como do público, e não parou mais. Em 2002 fez a Gongon em Desejos de Mulher, em 2003 a Fernanda em Mulheres Apaixonadas, na qual fazia a mãe de Salete, papel de Bruna Marquezine.
No início da carreira, Gerbelli atuou como cantora além de atriz em diversas peças musicais e, curiosamente, sua formação na faculdade não é em artes cênicas, mas em pintura.
Incentivo da tia, Noemi Gerbelli
O que pouca gente sabe sobre Vanessa Gerbelli é que ela teve uma tia, quase que uma madrinha na profissão de atriz. Trata-se de Noemi Gerbelli, também conhecida do grande público, uma vez que interpretou papéis de destaque na TV.
Noemi, falecida em dezembro de 2021 aos 68 anos de idade, começou em novelas na Bandeirantes e depois migrou para o SBT, onde fez Fascinação, em 1998.
Já em 2001, na Globo, a artista esteve na minissérie Presença de Anita. Na emissora da família Marinho, Noemi também fez Os Normais e as novelas Esperança e A Favorita.
Mas vale lembrar que seu papel mais recente foi o que levou a figura da veterana para um público bastante cativo: a diretora Olívia no remake da trama infantil Carrossel, exibida pelo SBT e que hoje está também na Netflix.
Atriz sofreu mais perdas
Segundo Vanessa Gerbelli, sua tia foi uma grande incentivadora para permanecer no mundo das artes. Quando soube da morte de Noemi, a atriz fez uma postagem no Instagram.
“Certas dores são mudas. Hoje se foi esta pessoa tão importante na minha vida. Abriu os meus caminhos para o teatro e foi, em muitos momentos da minha juventude, uma mestra, uma protetora. Noemi Gerbelli, atriz paulistana, minha tia. Fique com Deus e os anjos…“, escreveu Vanessa.
Lembrando que a intérprete de Lindinha em O Cravo e a Rosa sofreu outras perdas próximas nos últimos anos. Em 2018, seu irmão Gian morreu em um acidente de moto e em 2019 seu pai faleceu em decorrência de uma leucemia.
Leia outros textos desta colunista.