José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai transformar a vida de Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer. O barão do cacau vai dar ao ex-catador de caranguejo o melhor presente de sua vida, mas que também trará muita dor de cabeça para o marido de Joana (Alice Carvalho).
Veja também:
Depois que Tião levou uma surra de Marçal (Osvaldo Mil), Inocêncio irá se comover com a dor do rapaz e irá presenteá-lo com o seu ‘capetinha’. O amuleto do fazendeiro sempre foi o objeto de desejo de Tião e por isso ele ficará feliz da vida.
No entanto, após Egídio (Vladimir Brichta) ser baleado misteriosamente, Tião se tornará um dos alvos da investigação. A polícia irá encontrar o ‘capetinha’ em posse de Tião e concluirá que ele recebeu o objeto em troca de assassinar o coronel Pica-Pau e o peão será preso injustamente.
José Inocêncio ficará possesso com a acusação e pedirá para Kika (Juliane Araújo) e Bento (Marcelo Mello Jr) libertarem Tião da cadeia. A advogada irá acusar o delegado Nórcia (Edmilson Barros) de abuso de autoridade e intolerância religiosa ao prender o marido de Joana.
Tião será libertado e será acolhido por Dalva (Maria Zenayde) no assentamento. Vale lembrar que Joana está muito chateada porque Tião entrou nas terras de Egídio, pedindo inclusive a separação. Ao ver a situação de Tião, Pastor Lívio (Breno da Matta) pedirá para Joaninha não abandonar o marido.
Ao que tudo indica, Egídio será o responsável por matar a charada e descobrir que Marçal foi o responsável por tê-lo baleado. Ao pegar a arma do jagunço, ele perceberá que está faltando uma bala sendo do mesmo projétil que o atingiu.