Joana enfrenta a pior tragédia de Renascer, mas ganha ajuda maravilhosa e um novo amor. Por incrível que pareça, termina bem para a esposa de Tião Galinha apesar de sofrer bastante na trama das 21h.
Veja também:
Interpretada por Alice Carvalho, Joana vai sofrer bastante assédio ainda em seu local de trabalho. Tudo vai mudar quando Tião (Irandhir Santos) descobrir o que o patrão faz com a esposa.
Tiso Galinha se rebela e se torna um militante dos trabalhadores. Sendo assim, se torna uma das grandes pedras no sapato de Egídio (Vladimir Brichta), que passa a perseguir o ex-funcionário ainda mais.
Combativo, Tião Galinha não baixará mais a guarda para Egídio e nenhum outro fazendeiro. Isso provoca a ira do vilão, que faz uma armadilha para que Tião seja preso injustamente por ter atirado no marido de Dona Patroa (Camila Morgado).
Na cadeia, Tião perde todo o sentido de viver e resolve acabar com sua própria vida. O desfecho de 1993 foi assim e deve ser repetido no remake da Globo.
Quanto a Joana, na versão original, diante da morte de seu marido, a personagem chegou a confessar seus sentimentos pelo Padre Lívio (Jackson Costa). Apesar disso, o final feliz de Joana com o religioso só aconteceu nos últimos capítulos. Convicto, o pároco deixou a batina para ficar com Joana.
Desta vez, a mulher de Tião se apaixonará pelo Pastor Lívio, que agora não terá o celibato como impeditivo para se casar com Joana no final da novela.
Além de ganhar um novo amor, a mãe de dois filhos conseguirá se reerguer financeiramente após uma grande ajuda de Rachid (Almir Sater). Já em breve, Joaninha será contratada pelo libanês para trabalhar no antigo bordel como faxineira.