Depois de deixar o vilarejo atrás de emprego, Tião Galinha (Irandhir Santos) foi encontrado na estrada pelo Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer. O ex-catador de caranguejo foi convencido pelo religioso para voltar para sua família e recomeçar a vida ao lado de Joana (Alice Carvalho) e os filhos, seus bens mais preciosos.
Veja também:
O encontro com Lívio foi fundamental para Tião enxergar o mundo de outra forma. O peão passou a ler a bíblia e enfrentar os problemas de cabeça erguida. De volta a casa de Jacutinga (Juliana Paes), o marido de Joana estreita seus laços com o pastor e ajudará o religioso no levantamento de um acampamento para os assentados da região.
Essa missão deixará Tião maravilhado, ele definitivamente encontrará seu lugar no mundo. Por isso, resolve chamar Joana para morar com os filhos em um dos acampamentos. Joaninha recusará a proposta de morar no acampamento, pois ela não quer sair da casa de Jacutinga onde trabalha e tem uma estrutura melhor para cuidar dos filhos.
Tião ficará chateado com a decisão da esposa. Por isso, Joana pedirá para Pastor Lívio convencer o esposo de desistir da ideia de morar no acampamento. Além disso, Joaninha terá uma conversa franca com o marido orientando Tião a procurar emprego na fazenda de João Pedro (Juan Paiva).
Caso siga a versão original de Renascer (1993), Tião se tornará o líder dos trabalhadores da região. Tal fato irá incomodar os coronéis, sobretudo Egídio (Vladimir Brichta) com quem o peão terá alguns embates. Na trama original, Tião acabará preso injustamente, sendo acusado de ter atentado contra a vida do herdeiro do coronel pica-pau. Na cadeia ele entrará em depressão profunda e acabará tirando a própria vida.