Saiba

Fim amoroso de Pastor Lívio foi modificado em Renascer; veja como será

Desfecho será diferente da novela de 1993

Publicado em 20/05/2024

Fim amoroso de Pastor Lívio foi modificado em Renascer; veja como será nesta matéria. No começo, o personagem de Breno da Matta se destacou em cenas divertidas e emblemáticas ao lado do Padre Santo (Chico Díaz). Ao longo da novela, chamou a atenção por seus conselhos e lembranças de sua experiência como pastor.

Na versão original da trama, que foi ao ar há 31 anos na Globo, Pastor Lívio não existia. Na verdade, Bruno Luperi, que adaptou a história do avô, Benedito Ruy Barbosa, optou por colocá-lo no lugar de outro padre da narrativa.

Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer
Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer

Quem vivia o padre em questão era o ator Jackson Costa e, assim como o atual pastor, era um religioso com ideias bastante progressistas. A diferença é a vertente religiosa de cada um, além das modernidades todas, como por exemplo o uso do smartphone para livrar Padre Santo da morte no capítulo de ontem.

Outro fator que vai mudar é também a ausência do celibato. Em Renascer de 1993, o padre vivido por Jackson Costa se apaixonava por Joaninha (Teresa Seiblitz), esposa de Tião Galinha (Osmar Prado), e encontrava o impasse em sua escolha religiosa.

Lívio (Breno da Matta) era um padre e foi interpretado por Jackson Costa
Lívio (Breno da Matta) era um padre e foi interpretado por Jackson Costa

Porém, o autor do remake escolheu mudar o futuro do personagem.

O Pastor Lívio teria liberdade para se relacionar com a mesma personagem, Joana, que agora é interpretada por Alice Carvalho. Desta vez, Lívio deverá terminar sozinho, e Joaninha com Zinha (Samantha Jones), que em 1993 era Zinho (Cosme dos Santos).

Importante ressaltar que a mudança de padre para pastor, segundo Bruno Luperi, ocorreu somente para ampliar a diversidade no escopo da novela, agregando todas as vertentes religiosas.

De acordo com a Globo, a emissora não teve qualquer envolvimento nessa troca de personagens. “Há processos naturais de uma releitura, que para deixar a obra mais contemporânea, podem –ou não– trazer mudanças em suas tramas”, afirmou a empresa à Folha de S.Paulo.

Jackson Costa
Jackson Costa foi o Pastor Lívio em 1993