Marcada para ocorrer nesta semana, uma passagem de tempo vai mudar bastante coisa em Terra e Paixão.
Entre as primeiras transformações está a gravidez de Graça (Agatha Moreira ), que já estará avançada e ela surgirá sentindo contrações. O surpreendente será a participação de Marino (Leandro Lima) no parto, deixando Antônio (Tony Ramos) com a pulga atrás da orelha.
Para evitar qualquer escândalo, Tadeu coage Marino e tenta suborná-lo para ficar longe da criança. Porém, o delegado concorda sem aceitar o dinheiro. Para Lucinda (Débora Falabella), sua nova namorada, Marino mente e diz que não é pai do filho de Graça.
Após o nascimento, Angelina (Inez Viana) repara que o filho de Graça tem um sinal de nascença atrás da orelha. E essa informação pode ser crucial para que Graça seja desmascarada.
Em outra esfera de Terra e Paixão, seguindo o plano de Irene (Glória Pires), Miguel (Saulo Sargento) vai sugerir que Aline arrume um sócio para bancar as despesas da segunda fase da pesquisa de suas terras. Dessa maneira, Caio (Cauã Reymond) agirá prontamente e dirá à amada que avaliará uma forma de conseguir o dinheiro.
Nesse mesmo tempo, Ademir (Charles Fricks) e Flor (Letícia Laranja) se casarão e durante a festa Antônio dançará com Agatha (Eliane Giardini), sendo flagrados por Irene. Após isso a vilã ficará com mais ódio ainda da ex de seu marido e buscará uma forma de acabar com essa proximidade.
Com sangue nos olhos, Irene vai receber um dossiê completo sobre o passado de Agatha pelas mãos de Silvério (Samir Murad). Além de descobrir os crimes que ela cometeu, como o assassinato de Evandro (Rafael Cardoso), o funcionário conclui a existência de um terceiro filho dela que mora na Europa. Tudo indica que esse rapaz seja Hélio (Rafael Vitti).
Na tentativa de esfregar as verdades na cara de Antônio, Irene mostra o relatório a ele, mas ele fica calado e preocupa a ardilosa. Porém, no outro dia, o fazendeiro pergunta a Agatha se ela voltou a enganá-lo. Enquanto isso, Jonatas (Paulo Lessa) tenta alertar Gentil (Flávio Bauraqui) sobre o caráter duvidoso de Agatha. Ambos os ex-maridos comprarão uma briga por Agatha e a nova vilã levará a melhor.
Outra trama que terá contintuidade é a investigação sobre a morte de Daniel (Johnny Massaro). O mecânico Ernesto (Eucir de Souza) e sua esposa Dalva (Patrícia Pinho) sofrerão um atentado e só ela sobreviverá, mas ficará em coma.
Quando a mulher acordar do coma, receberá a assustadora visita de Sidney (Paulo Roque), o capataz de Irene no hospital disfarçado de enfermeiro. O capanga vai ameaçar Dalva e exigirá que ela denuncie Jonatas como o verdadeiro mandante da sabotagem que provocou o acidental fatal de Daniel.