
Na primeira versão de Renascer, Inácia teve um final surpreendente, afinal, muita gente esperava que a idosa não chegasse viva ao fim da trama. No entanto, foi ela que enterrou alguns personagens antes de seu fatídico desfecho.
Veja também:
Desta vez, como Inácia se mantém uma personagem bem querida do público, seu final deve trazer as mesmas emoções.
Nas últimas semanas, ela se emociona bastante com a chegada de seu neto ao mundo. Ritinha engravida de José Bento e corre o risco de fazer um aborto caso ela siga a sugestão do namorado. Entretanto, Ritinha bate o pé e segue com a gestação, dando o maior orgulho para sua mãe e o avô da criança, José Inocêncio.

Outra forte vivência de Inácia é a morte de Inocêncio. Em 1993 o personagem interpretado por Antonio Fagundes falece após alguns incidentes. Primeiro ele sofre um atentado armado pelo vilão da história. Depois ele cai de sua cadeira de rodas e fica exposto a uma forte chuva. A partir daí sua saúde se deteriora.
Inácia então segue lado a lado do patrão até o dia da morte dele, que ocorre após João Pedro retirar dos pés do Jequitibá-Rei o facão de estimação do fazendeiro.

Com Inocêncio morto e enterrado, Inácia volta a apresentar seus dons sensitivos e mediúnicos. Ela sente a presença do patrão na fazenda e chega a falar com ele. A mãe de Ritinha tem certeza que o fazendeiro está presente no local. Assim, Inácia não morre em Renascer.
Lembrando que o final de Inocêncio pode ser totalmente diferente nesta versão, uma vez que já indícios de que ele ficará com Aurora, a personagem de Malu Mader em vez de manter seu casamento com Mariana. Além disso, há uma chance do autor mantê-lo vivo, casado e feliz.
