A vida de Tião Galinha (Irandhir Santos) vai mudar da água para o vinho na reta final de Renascer. O peão impôs uma postura combativa ao entrar nas terras de Egídio (Vladimir Brichta) para trabalhar e pagará um alto preço por isso.
Veja também:
Em breve ele será perseguido mais uma vez por Egídio, que mandará o delegado Nórcia (Edmilson Barros) expulsar todos os assentados de suas terras. Assim, os policiais chegam com truculência e encontram um Tião exaltado.
Tião não tolera a abordagem e diz que não sairá do local de forma nenhuma, assim, acaba preso por resistência e desacato. Em seguida, ele vive um drama na cadeia, fazendo até greve de fome. Isso ocorre no capítulo do dia 23 de agosto. Nesse mesmo dia Joana (Alice Carvalho) surge no acampamento dos sem-terra com os filhos e os pertences de Tião.
No capítulo de 24 de agosto, enquanto Tião amarga na prisão, Damião (Xamã) ajuda Zinha (Samantha Jones) a colher os frutos plantados por Tião nas roças de Sandra. Além disso, o peão recebe a visita de Bento (Marcello Melo Jr) e Kika (Juliane Araújo), que novamente conseguem atuar em prol dele e o libertar da cadeia.