Mesmo longe das novelas há onze anos, Fernanda Machado pode ser vista em diversas produções que estão sendo reprisadas na TV aberta. Atualmente ela está na Globo como Joana, sua personagem em Paraíso Tropical.
Veja também:
E assim que Paraíso Tropical, Fernanda surgirá novamente em Alma Gêmea, interpretando Dalila. A trama de época será a substituta do folhetim de Gilberto Braga no Vale a Pena Ver de Novo
Em Paraiso Tropical, Joana descobre que não é filha biológica do pai que a criou. Neli (Beth Goulart), sua mãe, assume que ela é fruto da relação que teve no passado com o cafetão Jader (Chico Díaz).
Desesperada com a revelação, Joana se revolta e decide se prostituir, mas nos primeiros programas desiste da ideia e é quase violentada pelo cafetão. Quem a salva é Cássio (Marcelo Antony), com quem ela fica no final da novela.
Já em Alma Gêmea, novela que entra no lugar de Paraíso Tropical em breve, a personagem de Fernanda Machado é muito ambiciosa e se envolve com Raul (Luigi Baricelli), um homem casado, para tentar subir na vida. Ela acaba engravidando do bon vivant, que não larga a esposa e a deixa a ver navios.
Mais para a frente, porém, ela acaba se redimindo e se entregando ao seu grande amor, o ex-barbeiro Roberval (Rodrigo Phavanello).
“Dalila mudou ao se apaixonar por Roberval. Antes, ela era interesseira, egoísta e arrogante. Agora, é uma mulher dedicada e amorosa”, disse o ator Rodrigo Phavanello sobre a reta final de Dalila e Roberval.
Doença de Fernanda Machado e instinto materno após novela
Em 2005, quando Alma Gêmea começou a ser gravada, Fernanda Machado ainda não tinha planos de criar uma família. Tudo mudou quando chegou nos estúdios do antigo Projac a Clarinha, bebê que faria sua filha na novela. Ela conta que foi amor à primeira vista.
“A bebezinha que foi minha filha na trama, a Clarinha, já tem 17 anos. Ela chegou no estúdio com apenas 15 dias de vida. E me apaixonei por ela loucamente. Eu ficava grudada nela. Todo mundo achou que eu iria engravidar logo depois, mas levei anos”, conta Fernanda em entrevista ao jornal Extra.
A demora para engravidar, de acordo com Fernanda, aconteceu primeiro porque à época não tinha alguém em sua vida para ser pai de seus filhos; e segundo por conta da Endometriose, doença que faz com que o tecido que normalmente reveste o útero cresça fora do útero.
Pouco tempo depois, a eterna Joana de Paraíso Tropical conheceu o atual marido, o americano Robert Riskin, e depois encarou uma saga de tratamentos e até cirurgia para que a gravidez fosse possível.
Hoje Fernanda é mãe de dois meninos, Lucca, de 9 anos, e Leo, de 4. “Amo ser mãe e falar sobre o assunto nas redes e no meu canal na internet. Recebo muitas mensagens e pedidos de conselhos. As mães compartilham suas angústias comigo. Eu sempre conto minhas experiências, desde quando fiz uma cirurgia de endometriose, em 2013”, conta a artista.