Nenhum dos quatro filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) deu o orgulho que o pai esperava deles em Renascer. Venâncio (Rodrigo Simas) foi assassinado, mas acabou criando uma farsa na gravidez de Buba (Gabriela Medeiros). Augusto (Renan Monteiro) teve seu registro profissional cassado e José Bento (Marcello Melo Jr.) é um verdadeiro malandro e nunca construiu nada na vida, só dívidas. Além disso, o caçula João Pedro (Juan Queiroz) teve que carregar a vida toda a culpa pela morte da mãe no parto.
Veja também:
Sempre lamentando o rumo que os filhos tomaram, José Inocêncio quase perderá as esperanças de um dia conseguir motivos para sorrir com as conquistas dos filhos. A situação piorou ainda mais quando Bento revelou que não prestou o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), deixando o fazendeiro furioso. Cansado de ser feito de trouxa, Inocêncio expulsou Bento da fazenda, mas depois acabou se arrependendo e percebendo que precisa do filho para tocar alguns assuntos.
Tentando mais uma vez mostrar o caminho para os filhos, o barão do cacau levará Augusto e Bento para um dia de trabalho em suas terras. Será uma experiência maravilhosa e José Inocêncio sentirá orgulho de Bento e Augusto ao ver os filhos na lida com ele.
Depois de tantas mentiras e omissões, José Inocêncio enfim conseguirá ter uma vida mais próxima dos filhos. E caso siga o roteiro original de Renascer, já em seu leito de morte, o agricultor irá pedir perdão para João Pedro por toda culpa que colocou nas costas do filho mais novo pela morte da mãe.
Lembrando que no final, Augusto e Buba se casam com a anuência de Inocêncio. O casal vai criar o bebê de Teca (Lívia Santos), dando um neto para o produtor de cacau. Assim como o irmão, José Bento vai ter um final com casamento e filho. Ele firma uma relação com Ritinha (Mell Muzillo), que engravida do filho do patrão.