Depois de ser explorado por Egídio (Vladimir Brichta) e enganado por José Inocêncio (Marcos Palmeira), Tião (Irandhir Santos) sonha em conseguir um emprego fixo e conseguir uma vida digna para sua família. O ex-catador de caranguejos está com a imagem manchada na região, após toda a história com a galinha e por isso os coronéis fecharam as portas de suas fazendas para o peão.
Veja também:
Ao ver o marido deprimido, Joana (Alice Carvalho) sugere para Tião que ele procure emprego na fazenda de João Pedro (Juan Paiva). Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones) serão os responsáveis por aceitarem Tião nas terras dos Inocêncio.
No entanto, os Inocêncio serão pegos de surpresa após terem fechado negócios para a venda do cacau. Os compradores serão ameaçados por Egídio e por isso vão desistir da compra. Como efeito, Tião terá que ser demitido. Em cena prevista para ir ao ar em breve, Deocleciano e Zinha são obrigados a dispensar os serviços de Tião, deixando o marido de Joana devastado.
Mais uma vez sem emprego e deprimido, Tião resolve cair no mundo outra vez, deixando Joana e os filhos na casa que era de Jacutinga (Juliana Paes). Ao partir, ela faz uma promessa para a amada, só volta quando realizar seus sonhos.
Caso siga a versão de Renascer (1993), Tião se tornará o líder dos trabalhadores da região, lutando em prol dos assentados. Tal fato irá incomodar os coronéis, sobretudo Egídio (Vladimir Brichta). Na trama original, Tião foi preso injustamente, na cadeia entrou em depressão profunda e acabou tirando a própria vida.
No remake, há uma pressão popular para que Bruno Luperi não mate o personagem e tudo indica que Tião terá um desfecho diferente dessa vez. Se isso se concretizar, Galinha vai se apaixonar no acampamento sem-terra e Joana terminará ao lado de Zinha.