José Augusto (Renan Monteiro) vive altos e baixos em Renascer. Quando o médico voltou para a fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) havia acabado de ter sua licença profissional cassada.
Veja também:
Convicto de seus novos objetivos, José Augusto deseja recomeçar a vida na Bahia e comunicou a José Inocêncio que deseja abrir uma clínica na vila. O pai não aprovou a decisão do filho o relembrando que ele não poderá exercer novamente a profissão de médico.
Apesar disso, Augusto consegue dar a volta por cima, recuperando o diploma de medicina com a ajuda de Kika (Juliane Araújo). Mas mesmo com a licença para trabalhar de volta, Augusto não terá o apoio de Inocêncio e acabará procurando emprego em um hospital de Ilhéus.
No novo trabalho, o jovem se destacará e vai promover uma verdadeira revolução na novela das nove.
Uma das pessoas que Augusto salvará da morte será o coronel Egídio (Vladimir Brichta), que será baleado em uma tocaia armada por Damião (Xamã) e Deocleciano (Jackson Antunes). Os atiradores reais não serão encontrados e a culpa recairá sobre Tião Galinha (Irandhir Santos), que deverá morrer na cadeia como foi na primeira versão da trama.
Além disso, em sua atuação como médico, Augusto cuidará do próprio pai, quando este for alvejado por Egídio. Inocêncio se recupera, mas acaba ficando em uma cadeira de rodas.