Após mar de tristezas, Joana larga a viuvez e se entrega para homem proibido em Renascer. Tudo isso ocorre depois da trágica morte de Tião Galinha, interpretado por Irandhir Santos. A personagem de Alice Carvalho vai ter um desfecho inusitado na trama das 21h.
Veja também:
Nessa fase da novela, Joana está horrorizada com a obsessão de Tião pelo pacto com o diabinho. O pobre homem foi enganado por José Inocêncio (Marcos Palmeira), que o sugeriu inúmeras regras mentirosas para que ele consiga enriquecer.
No decorrer de Renascer, Joaninha vai ficando cada vez mais triste pelo rumo que a vida tomou. Além de ser constantemente assediada por Egídio (Vladimir Brichta), ela precisa conviver com a loucura permanente de Tião, mesmo o amando muito.
Temente a Deus, ela terá como ombro amigo o Pastor Lívio (Breno da Matta). O religioso vai se aproximar bastante dela, enquanto que Tião vai se afastar, uma vez que não tira da cabeça a ideia de ficar rico.
Mais para a frente, Tião acaba indo para a cadeia injustamente. Lá, ele vai ser violentado de algumas formas e não aguentará o sofrimento. Tião Galinha tira a própria vida, infelizmente. Esse desfecho foi escolhido pela direção da novela em 1993 após Osmar Prado, ator que viveu o personagem, pedir demissão da Globo.