A novela Alma Gêmea volta à TV aberta no Vale a Pena Ver de Novo. Exibida originalmente entre 2005 e 2006, a trama de sucesso escrita por Walcyr Carrasco entrou definitivamente no lugar de Paraíso Tropical.
Veja também:
Com início na década de 1920, a história retrata o amor eterno de um homem e uma mulher que foram separados tragicamente: Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), que é assassinada em uma emboscada planejada por Cristina (Flávia Alessandra), a governanta do casal. 20 anos depois, Luna reencarna como Serena (Priscila Fantin), que por coincidência do destino começa a trabalhar na casa de Rafael e logo os dois se apaixonam.
Artistas que já se foram
19 anos depois de sua primeira transmissão na faixa das 18h da Globo, o elenco sofreu, infelizmente, algumas perdas. Onze atores que compõem diversos núcleos de Alma Gêmea já morreram.
Nicette Bruno
A dama da teledramaturgia Nicette Bruno faleceu em 20 de dezembro de 2020 em decorrência da covid-19. A veterana interpretou Ofélia no folhetim de Walcyr Carrasco. Depois de sua morte, a arte de Nicette tem sido constantemente revisitada, como na recém-reprisada A Vida da Gente.
Ankito
O humorista e ícone das conhecidas e antigas chanchadas Ankito interpretou Falecido, o marido de Ofélia (Nicette Bruno), em Alma Gêmea. O artista morreu em 2009, três anos depois de gravar a novela, aos 85 anos.
Umberto Magnani
Outro grande nome das artes que nos deixou foi Umberto Magnani, que enquanto filmava a novela Velho Chico, em 2016, passou mal e precisou ser internado às pressas. Ele morreu após sofrer um AVC que não pode ser revertido. Em Alma Gêmea, o ator deu vida a Elias.
Lady Francisco
A atriz Lady Francisco morreu aos 84 anos, em 2019. Ela sofreu complicações em uma cirurgia após quebrar o fêmur e não resistiu. Na trama que estreia nesta segunda-feira no canal Viva ela interpretou Generosa.
Hilda Rebello
Mãe do ator e diretor Jorge Fernando, Hilda Rebello também esteve no elenco do Alma Gêmea interpretando Dona Filó. Em 2019, dois meses após a morte do filho, a veterana foi internada com insuficiência respiratória e não resistiu. Ela tinha 95 anos de idade.
Jorge Fernando
Jorge Fernando foi o diretor de Alma Gêmea, mas também apareceu na novela como o Papai Noel. Em 2016, ele foi internado com pancreatite e logo após sofreu um AVC, que deixou sequelas. Sua morte aconteceu em 2019 em decorrência de uma parada cardíaca, aos 64 anos.
Carvalhinho
O ator e humorista recifense Carvalhinho interpretou o padre que celebra o casamento de Mirna (Fernanda Souza) em Alma Gêmea. Ele sofria de problemas do coração e morreu 2007, aos 79 anos.
Luis Gustavo
Na história de Walcyr Carrasco, o icônico Luis Gustavo interpretou Romeu. Desde 2018, o ator estava enfrentando um câncer no intestino e faleceu em 2021 por conta da doença.
Jorge Cherques
Jorge Cherques fez uma participação em Alma Gêmea como o médico de Alexandra (Nívea Stelmann), sendo seu último papel em novelas. O ator morreu em 2011, aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos.
Castro Gonzaga
No ar também em O Cravo e a Rosa, na Globo, Castro Gonzaga poderá ser visto em Alma Gêmea na pele de Marcelino. Ele faleceu um ano após a novela que estreia no Viva, aos 89 anos.
Duse Nacaratti
Duse Nacaratti interpretou a Bruxa em Alma Gêmea. A atriz mineira tinha carreira extensa no teatro, mas atuou em várias novelas, sendo a última Negócio da China, em 2008. Ela morreu aos 76 anos.
Neusa Maria Faro
A intérprete de Divina em Alma Gêmea faleceu no dia 7 de julho de 2023, vítima de complicações de uma trombose. Natural de Sorocaba, a veterana que começou a atuar em TV em 1975, ainda estava na ativa quando faleceu, aos 78 anos de idade.