O mês de novembro fechou com queda de audiência para a TV aberta na Grande São Paulo. Entretanto, engana-se quem aposta que houve uma fuga de público para as plataformas digitais. Foi uma pequena oscilação, mas que intriga alguns executivos das emissoras de TV.
Veja também:
Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes de mercado, a TV aberta encolheu 2% em São Paulo, praticamente o mesmo recuo do streaming.
Em novembro, na Grande São Paulo, a TV aberta conquistou 25,2 pontos de média, o equivalente a 60% do público O CSR marcou 9,9 de média e 23,6% de share. A TV por assinatura ficou estável, com 2,9 de média e 6,8% de share.
Disputa na TV aberta
A audiência abaixo do esperado para Mania de Você e o desempenho fraco do Tô Nessa! podem explicar a queda de audiência da TV Globo. Na Grande São Paulo, a emissora recuou 3% no mês passado, ao fechar com 12,7 pontos na média/dia, o equivalente a 30,1% do público. Essa é uma comparação com o mês anterior, outubro.
A Record fechou novembro os mesmos 5,3 pontos de outubro, o equivalente a 12,5% de share. Esse resultado se deve, principalmente, ao desempenho da novela Força de Mulher, A Fazenda e da série Acumuladores. Essas três atrações puxaram a média/noite da Record.
O SBT também fechou novembro com índices estáveis. Na média/dia, marcou 3,4 pontos e 8,1% de share. Dessa forma, os destaques da emissora ficaram por conta da transmissão do Teleton, o final da Copa Sul-Americana entre Cruzeiro e Racing e Show do Milhão dentro do Programa Silvio Santos.
Balanço anual preliminar
Os executivos das principais emissoras de TV já perceberam que 2024 pode fechar com muitas surpresas em relação à audiência. O Canal do Vannucci teve acesso com exclusividade a um estudo que compara os desempenhos das TVs entre janeiro e novembro deste ano, com o mesmo recorte de 2023. Esse é um importante indicativo de como deve fechar o mercado.
Nesses onze meses, a Globo perdeu 0,4 ponto na média/dia (07h às 24h). Até agora, ela tem 13,1 pontos. O SBT encolheu 9%. Tem até agora 3,4 pontos e 8% de share. Mas, a faixa da manhã foi a que provocou o estrago ao recuar 18%. A Record ficou estacionada com 5,1 de média/dia.
2024 não será o melhor dos anos para os Canais PayTV. Dessa forma, até agora perderam 16% em audiência, conquistando 2,9 de média. Entretanto, o digital avançou 10% em audiência e tem até agora 9,9 de média e 23,2% de share.
O post Mania de Você e Tô Nessa! derrubam audiência da Globo em novembro foi publicado primeiro em Canal do Vannucci.