
História de Amor estreia nesta segunda-feira (10) no Edição Especial, faixa dedicada a novelas logo após o Jornal Hoje. O clássico de Manoel Carlos tem Regina Duarte como Helena, a icônica personagem do autor. A trama estava entre as mais pedidas pelos telespectadores para reprise no período da tarde. Ao resgatar a novela, a TV Globo faz uma grande homenagem ao novelista, que completa 92 anos de idade em março.
Veja também:
História de Amor traz a terceira Helena criada por Manoel Carlos e a primeira vivida por Regina Duarte. A atriz interpretou mais duas Helenas, em Por Amor e Páginas da Vida. Aliás, a volta da novela derruba definitivamente a informação de que a Globo vetou a presença de Regina Duarte em sua tela após o envolvimento com a política.
O clássico de Manoel Carlos foi escolhido para o Edição Especial por se tratar de uma das maiores audiências da faixa das 18h. Além disso, atende perfeitamente a todos os requisitos para um horário livre. Em 1995, o autor já havia realizado ajustes em sua sinopse para ocupar o primeiro horário de novelas próprias.
Relembre a trama
Em História de Amor, Helena é uma mulher batalhadora que, entre outras coisas, enfrenta a gravidez prematura de sua filha Joyce. A jovem interpretada por Carla Marins acaba abandonada pelo namorado Caio (Ângelo Paes Leme). Pai da moça e ex-marido de Helena, Assunção (Nuno Leal Maia), homem conservador e moralista, não se conforma com a situação da filha.
Sentindo-se solitária, Helena se apaixona pelo famoso endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer), que também se encanta por ela imediatamente. Entretanto, Carlos é casado com a possessiva Paula (Carolina Ferraz) e teve um relacionamento de dez anos com Sheila (Lilia Cabral). Esse quadrilátero amoroso movimenta toda a novela.
Em História de Amor, aborda importantes temas sociais, entre eles, a importância da prevenção ao câncer de mama. Através da personagem Marta (Bia Nunnes), a novela reforçou as campanhas de prevenção e conscientização. Enquanto a obra esteve no ar, registrou-se o aumento no número de exames preventivos pelo Instituto Nacional do Câncer.
Já através da personagem Mariana (Monique Curi), Manoel Carlos abordou o drama de mulheres que têm dificuldades para engravidar, apesar de não serem estéreis. O personagem Assunção fica paraplégico após um acidente de carro, recuperando a vontade de viver através do esporte.
Desafios da personagem
História de Amor é uma das novelas que deixaram lembranças para a atriz Carla Marins. “Joyce foi um desafio para mim quando me vi escalada pelo diretor Paulo Ubiratan para viver essa adolescente de 17 anos que engravida do primeiro namorado, do alto dos meus 27 anos na época. Com muitas cenas fortes de embate e emoção com a mãe, ele precisava de uma atriz experiente para o papel”, disse a atriz. Ela também lembra que o texto chegava pronto porque realmente era a fala de uma adolescente.
O post História de Amor: aposta alta da Globo para conquistar noveleiros apareceu primeiro em Canal do Vannucci.