
Em 29 de janeiro de 2002, entrava no ar o Big Brother Brasil, a resposta da Globo para o sucesso de Casa dos Artistas, reality do SBT. Na verdade, naquela noite começava uma longa história de um dos programas mais bem sucedidos do Brasil. O BBB chegou à sua vigésima-quinta edição, mas entre altos e baixos. Por pouco, o BBB não foi do SBT, que chegou a negociar com a Endemol. Entretanto, Silvio Santos desistiu da parceria e montou sua própria versão. Isso levou a uma briga judicial intensa, com a vitória da Endemol, que confirmou ser plágio a Casa dos Artistas.
Veja também:
A primeira edição do Big Brother Brasil deveria ser apresentada até o final por Pedro Bial e Marisa Orth, mas a atriz deixou o projeto após reclamações do público. E Bial seguiu em seu comando até 2016, quando cedeu seu lugar para Tiago Leifert. O fato é que as duas primeiras edições, exibidas quase na sequência, sofreram com as comparações com a Casa dos Artistas.
Até mesmo os criadores do reality ficam surpresos com os resultados do Big Brother Brasil. Em vários países o programa não ultrapassou as dez edições, mas aqui parece que a cada ano ganha mais força. O recorde de votação durante o BBB 20, com mais de 1 milhão e meio de votos, prova isso. É um recorde mundial.
O post Brasil tem o recorde mundial do Big Brother apareceu primeiro no Canal do Vannucci.