Jornalista desde os 16 anos e um dos mais premiados do Brasil, Roberto Cabrini, hoje contratado da Record TV onde produz grandes reportagens para o Domingo Espetacular, afirma que, ao contrário do que muitos imaginam, ele nunca desembolsou qualquer valor em troca de uma entrevista exclusiva — prática recorrente no jornalismo americano. A revelação foi feita no canal Inteligência Limitada, no YouTube.
Veja também:
“Não pago nada por entrevista. Jornalismo não é comercio. Não tenho nada contra quem paga, mas acho que quando você paga, você tem a obrigação de comunicar isso ao publico“, sintetizou ele, que aos 17 anos foi contratado pela Globo e hoje soma quatro décadas na televisão.
Para Cabrini, pagar por uma entrevista não é algo necessariamente indigno, mas que há casos em que isso se torna um financiamento do crime. “Já me pediram [para pagar] e a gente não fez a entrevista. Eu tenho sempre na ponta da língua a seguinte frase: ‘jornalismo não é comercio’. É muito comum, como eu faço muitas entrevista exclusivas as pessoas acharem que a gente paga.
E eu não pago. Isso muitas vezes é premiar o crime, é você remunerar o crime e eu acho que você não deve pagar. Mas por outro lado entendo aqueles que pagam, não acho tão errado, só acho que se tem a obrigação de revelar ao publico que foi pago, mas é uma prática bem comum.”
SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER