Impulsionamento

Paixão do brasileiro por novela faz streaming de TV aberta ter aumento de consumo em até 90%

Preferência pelo gênero motiva players a investirem em novos títulos

Publicado em 22/07/2021

Gênero predominante na preferência dos brasileiros, a telenovela foi o produto que mais impulsionou os players de TV aberta no Brasil. Como a maior plataforma de streaming do país, o Globoplay, por exemplo, que investe em conteúdos que refletem a nossa cultura e preferências, tem um catálogo amplo e diversificado dessa categoria.

Desde sucessos de todos os tempos da Globo – sejam novelas atuais ou clássicas reunidas no projeto de resgate de obras da dramaturgia, que começou em maio de 2020, pode-se observar um crescimento considerável na categoria dentro da plataforma.

Dados obtidos com exclusividade pela coluna, mostram que de janeiro a junho deste ano, o consumo (em horas) de novelas do Globoplay aumentou em mais de 90% se comparado com o mesmo período do ano passado.  

Um sucesso absoluto: Tieta (1989), Laços de Família (2001) e Chocolate com Pimenta (2003) estão no TOP 10 das novelas mais consumidas na plataforma, e Tieta, após seu lançamento, permaneceu dois meses como o conteúdo VOD mais assistido no Globoplay.

Bíblicas em destaque

O mesmo fenômeno ocorre com o PlayPlus, streaming e marketplace de conteúdo do Grupo Record, e com o SBT Vídeos. As bíblicas Gênesis (2021) e Os 10 Mandamentos (2015) lideram o ranking, para só então o Power Couple figurar entre os destaques fora do gênero.

A produção de Vivian de Oliveira, no entanto, no ano passado já puxava a fila das novelas mesmo sem estar no ar. É certo que a pandemia impulsionou o consumo de conteúdo no ambiente digital, já que as pessoas passaram a ficar mais em casa.

No ano passado, potencializado pelo sucesso descomunal de A Fazenda 12, o crescimento do PlayPlus foi de 200%, o que motivou novos investimentos tecnológicos e de conteúdo. Neste ano de 2021 o sucesso estrondoso de Gênesis, impulsionou 250% de crescimento na plataforma, comparativamente ao primeiro semestre de 2020.

A novela, que agora segue para sua última fase na emissora, é realmente um fenômeno de audiência e engajamento. Já no Globoplay, as novelas atingiram um nível ainda maior de importância, superando algumas barreiras de importação.

Leque de ofertas

Além das nacionais, os assinantes do Globoplay, fãs desse gênero, vão encontrar outros sucessos mundiais como as novelas mexicanas Marimar (1994), Maria do Bairro (1995), A Usurpadora (1998) e também novelas turcas e portuguesas, por exemplo.

“Claro que conteúdos com essa potência são um ativo do nosso portfólio e estão entre os produtos mais assistidos, mas o que realmente faz com que o Globoplay esteja progressivamente entre as primeiras opções do público ao escolher um serviço streaming para assinar é a nossa variedade de ofertas.

Sobretudo de conteúdos nacionais, como nossas séries originais que têm por trás a força dos Estúdios Globo e das produtoras independentes mais relevantes do país. 

Isso sem falar nos títulos internacionais relevantes do nosso catálogo, que são sucesso em todo mundo e que compõem o nosso mix de ofertas”, informa a comunicação do serviço de streaming.

É uma entrega completa: “Engajamos a audiência da TV e continuamos a conversa nas redes e no ambiente digital, com a possibilidade de acesso no PlayPlus.

Navegando na plataforma a pessoa pode escolher em que horário quer assistir ao capítulo, consumir o que perdeu ou rever uma cena específica. Para a Record o mais importante é levar conteúdo para o público aonde ele está.”

O que vem por aí no SBT Vídeos

No SBT Vídeos, serviço gratuito, o comparativo com o mesmo período de 2020 aponta um crescimento no consumo acima de 180%. E bem como ocorre na Netflix, onde as novelas Carrossel (2012), Chiquititas (2013-2015) e As Aventuras de Poliana (2018-2020) estão disponibilizadas e sempre figuram no TOP 10, na plataforma do SBT não é diferente.

Essas e outras novelas tem destaque, entre elas Esmeralda (2004), Amor e Revolução (2011), Amores Verdadeiros (atual cartaz mexicano da emissora), Cúmplices de um Regate (2015-2016) e as outras do catálogo.

Destacam-se outros conteúdos, como programas de auditório, e por aí inclui-se o Programa Silvio Santos, além de conteúdos regionais, clássicos do SBT – como Hebe e realities.

Ao Holofote, Fernando Pensado, Head de Inovação do SBT, conta que a experiência com o SBT Games e a aba Blogueirinhos tem surpreendido bastante. “A Carolina Gazal e equipe tem produzido uma quantidade impressionante de conteúdo relevante para o público em parceira com influenciadores da comunidade gamer.

Só o SBT Games tem mais de 10 programas exclusivos para esse público e com uma audiência que não para de crescer e muito engajada! No Blogueirinhos, o grande destaque é a TV ZYN – um sucesso entre os jovens e também com os patrocinadores, pois traz uma proposta inovadora de comunicar com uma geração muito antenada, mas sempre de maneira segura para as marcas, além de ser uma plataforma que já está revelando novos talentos para o SBT.

Outra novidade que já é possível assistir no SBT Vídeos é o SBT Sports, que tem surpreendido com o engajamento do público e isso é apenas o começo.

Mais investimentos

Diferente dos demais players, o SBT Vídeos ainda não investe em licenciamento de produtos internacionais no catálogo. Questionado se este momento chegará, Pensado afirma: “Em agosto, mês do aniversário do SBT, teremos novidades! Aguarde!

De 2020 para cá, a evolução em questões de navegabilidade, layout e conteúdo apresentaram uma grande evolução. E sobre os próximos passos, ele adianta: “Estamos em uma evolução constante e sabemos que existem muitas oportunidades de melhoria para oferecer uma experiência ainda melhor.

Temos uma equipe fantástica que está crescendo e trabalhando com muita atenção na experiência do usuário na plataforma. Nos próximos meses você vai perceber um catálogo de conteúdo maior e mais variado, uma experiência mais fluída e simples, mas mantendo o serviço gratuito, como sempre foi a proposta do SBT Vídeos.

O BandPlay também terá espaço por aqui, logo mais!