Morreu na manhã desta sexta-feira, dia 21, o acervista e criador do canal Mofo TV, José Marques Neto (sem idade divulgada). O profissional, muito querido e popular entre os amantes de TV, dedicou suas vida à preservação da memória televisiva na internet, além de ter sido pioneiro do gênero de canais no YouTube Brasil.
Veja também:
A informação foi confimada nas redes sociais por amigos próximos a ele. Marques Neto enfrentava alguns problemas de saúde, mas a causa da morte não foi revelada.
Em entrevista ao repórter Henrique Porto, para o portal UOL, em 2015, José Marques Neto revelou como nasceu o fascínio pela TV e como teve a ideia de criar o Mofo TV, canal que hoje soma quase 40 milhões de visualizações e possui aproximadamente 130 mil inscritos.
“Gosto tanto que memorizei acontecimentos da minha vida de acordo com o que era exibido na televisão”, contou ele, que abandonou a odontologia para se dedicar a essa paixão. Depois, tive vontade de trabalhar na TV, mas fui estudar odontologia. Hoje assisto à televisão de uma maneira menos romântica. Presto atenção na luz, na qualidade do áudio… Mas sempre foi importante pra mim. Eu era uma boca aberta aonde a TV ia despejando coisas. Outro detalhe é que eu me interessava mais pelos canais com menos audiência, tentando descobrir um programa legal, diferente“.
Como e quando surgiu a Mofo TV?
“Depois de 13 anos como dentista, não me sentia feliz profissionalmente e decidi tentar outros caminhos. Isso foi em 2002, 2003. Comecei a trabalhar com meu pai e virei representante comercial. Foi mais ou menos a época em que a internet começava a “bombar”. O YouTube surgiria logo depois. Eu já participava de grupos de discussão sobre televisão na internet. E, timidamente, comecei a colocar uns vídeos no YouTube. “Nesse momento de insatisfação em que estou vivendo, por que não investir um pouco nesse filão retrô televisivo?“, me perguntei.
SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER