Novela e moda são duas coisas que andam praticamente de mãos dadas. Com cenas e personagens, os folhetins tratam de inspirar o modo de vestir da população brasileira, sobretudo mulheres. E não é de hoje que a teledramaturgia nacional, por sua vez, faz com que seus personagens tenham roupas copiadas nas ruas.
Veja também:
Jade (Giovana Antonelli), de O Clone, como bom exemplo disso, foi a explosão de tendência entre 2001 e 2002, usando um anel que era um híbrido com uma pulseira dourada. O acessório passou a ser vendido em todo o país.
Solange
Um dos cortes de cabelo mais pedido no fim dos anos 80 era uma franja, inspirada na personagem Solange (Lídia Brondi) de Vale Tudo.
Babalu
Em 1994, a personagem Babalu (Letícia Spiller) chamou atenção na novela Quatro Por Quatro, tanto por seu jeito explosivo quanto por suas roupas. O top usado pela moça virou febre entre as mulheres da época.
Edwiges
Em 2003, a figurinista Helena Gastal queria criar para a personagem Edwiges (Carolina Dieckmann) roupas que refletissem seu ar romântico, sem que ela perdesse seu estilo urbano em Mulheres Apaixonadas. Na tela, ela apareceu com batas floridas que rapidamente ganharam as ruas.
Laura
Em Celebridade, a vilã Laura (Claudia Abreu) aparecia em todos os capítulos usando um lenço no pescoço. O acessório até então pouco usado no Brasil, voltou a fazer parte do guarda-roupa das brasileiras, tornando-se moda naquele ano.
Leona
A vilã Leona (Carolina Dieckmann) de Cobras & Lagartos também se transformou em inspiração para que as mulheres brasileiras tanto por seu brinco enorme, que chegava até os ombros, como por suas botas de cano alto.
Darlene
Darlene (Deborah Secco), era a jovem que fazia tudo para ficar famosa na novela Celebridade. A moça que era apaixonada pelo bombeiro Vladimir (Marcelo Faria), ganhou em seu figurino uma minissaia jeans plissada e presilhas nos cabelos com muitas cores diferentes.
“Na época, eu vi diversas garotas fantasiadas de Darlene pelas ruas do Brasil. Fiquei muito gratificada por ela ter caído nas graças do público, mas não sei como um visual tão duvidoso virou moda”, opinou a atriz numa entrevista.
Suelen
Em Avenida Brasil, Suelen (Isis Valverde) era uma periguete que fez moda entre as mulheres jovens no Brasil. Seu fino cinto de metal, usado com a barriga de fora, fez sucesso país afora.
Julia Matos
A figurinista Marília Carneiro foi a responsável por criar as peças vestidas pelos personagens da novela Dancin’ Days.
A protagonista da trama, Julia (Sônia Braga) usava figurinos que viraram moda como o uso de meias lurex com salto alto, cabelos volumosos e com glitter.
SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER