A trágica estreia da sétima temporada do Bake Off Brasil, ocorrida no último sábado (24), não é apenas reflexo do caminho equivocado dado pela direção do programa como também um sinal de alerta do próprio público para com o formato – que em temporadas iniciais ocupava o topo no ranking dos programas mais assistidos do SBT.
Veja também:
A queda brusca de audiência, em mais de dois pontos de diferença em relação a estreia da temporada anterior, compõe uma série de fatores que tem afugentado o público: os barracos inconsistentes, edição menos caprichada e a direção insegura são os três pontos a se destacar.
O Bake Off Brasil sempre foi um programa que primou pela qualidade técnica, o alto nível dos competidores e as histórias contadas ali: elementos que foram fundamentais para fidelizar o público no horário e que serviu também para aproximar a própria emissora da ala carente de um programa do gênero.
Mas o nível da maior cozinha de confeitaria da televisão brasileira declinou consideravelmente após a direção optar por seguir padrões de realities com outro foco. Desde então, as receitas espetaculares, os acabamentos criativos, o coleguismo na hora do sufoco, os recheios que aguçavam o delírio e a vontade do espectador, deram lugar a muita gritaria, troca de ofensas e situações constrangedoras.
A impressão que temos, é que o Bake Off Brasil perdeu completamente o propósito de sua existência. A identidade sólida, uma marca bem vista dentro e fora do próprio SBT, foi destruída tão rápido quanto se fez. O que é muito lamentável, é claro.
A boa seletiva dos participantes ainda não parece ser o suficiente para estancar o estrago causado pela mudança irresponsável do formato. Se há tempo de salvar o Bake Off Brasil? Só uma mente sana e o tempo dirá. O trio que conduz a atração, liderado com excelência por Naja Haddad, perdeu o tom junto com o programa.
Beca Milano e Olivier Anquier caíram no mecanismo falho de assumir uma identidade que não é a deles. Falta um pouco mais de personalidade, inovação e a empolgação de outros tempos. O Bake Off Brasil é o único programa do SBT que destoa de toda a grade da emissora e está vários degraus acima do que se vê por ali. E muito disso, repito, pela sua qualidade. Por isso merece atenção e melhores cuidados.
* As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade do seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.