Altos e baixos

As polêmicas que fizeram de ‘Poliana’ a novela mais comentada e problemática do SBT

Esticamento da história culminou na queda de qualidade e o cansaço do público

Publicado em 26/11/2021

Uma das novelas mais longevas da história da televisão brasileira, As Aventuras de Poliana concluiu seu ciclo no SBT em 2020, com a somatória de com 564 capítulos. Convertida num dos maiores sucessos do gênero infantil do canal de Silvio Santos, sua produção foi problemática e devido ao espichamento, terminou cercada de polêmicas.

Teve troca de atrizes que culminou em ameaças, demissão sob acusação de racismo, assédio moral, sexualização de atriz mirim e romance conturbado nos bastidores. Mas o folhetim baseado na obra de Eleanor H. Porter foi além: Atualmente a emissora está produzindo Poliana Moça, a continuação da história e com 90% do elenco da primeira fase.

Relembre como foi o andamento de As Aventuras de Poliana ao longo de seus dois anos no ar!

Troca de atrizes

Milena Toscano foi substituída por Thaís Melchior em As Aventuras de Poliana no SBT (Reprodução: SBT)
Milena Toscano foi substituída por Thaís Melchior em As Aventuras de Poliana no SBT (Reprodução: SBT)

Milena Toscano engravidou nas primeiras semanas de gravação da novela e o SBT optou por manter a personagem Tia Luísa na história. Thaís Melchior entrou no lugar de Milena no capítulo de 25 de setembro de 2018. Dias depois ela precisou desativar seus perfis nas redes sociais para se proteger dos ataques de fãs que não aceitaram a situação.

Ameaças

Luísa (Thais Melchior) e Poliana (Sophia Valverde) em As Aventuras de Poliana
Luísa (Thais Melchior) e Poliana (Sophia Valverde) em As Aventuras de Poliana (Reprodução: SBT)

Em 2018, antes mesmo da troca, Thaís Melchior precisou acionar advogados para tomarem medidas judiciais contra haters que a ameaçam de morte na internet.

Thaís Melchior enfrentou a ira dos fãs, com xingamentos que se intensificaram logo após o vazamento das primeiras imagens da atriz no set de gravação.

Beijo de ex-casal

Luca (João Guilherme) e Mirela (Larissa Manoela) em As Aventuras de Poliana (Reprodução)
Luca (João Guilherme) e Mirela (Larissa Manoela) em As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT).

Ex-casal da vida real, Larissa Manoela e João Guilherme perceberam que entraram numa fria ao descobrirem que seus respectivos personagens dariam um primeiro beijo e passariam a namorar. Na época, uma insatisfação de Larissa Manoela em dividir cena com o ex virou assunto na mídia depois de gerar expectativas nos fãs.

O sucesso do primeiro beijo garantiu alta audiência para a novela e fez com que Íris Abravanel e sua equipe fortalecessem a relação entre o casal dali por diante.

Após um segundo beijo, Mirela e Luca Tube viveram um namoro ioiô que depois se tornou um triângulo amoroso com a chegada de Vini (Vincenzo Ritchy). Nas redes sociais, a atribulada vida amorosa de Larissa Manoela era constantemente comparada à de sua personagem.

Demissão, racismo e assédio moral

Ciro (Nando Cunha) em As Aventuras de Poliana
Ciro (Nando Cunha) em As Aventuras de Poliana (Reprodução)

Outro ocorrido que desencadeou uma sequência de polêmicas foi a demissão de Nando Cunha. Acusado de ser um ‘ator-problema’, Nando viu seu personagem, o caminhoneiro Ciro, ter seu desfecho antecipado e um tanto quanto violento.

Para Nando Cunha, a insatisfação com este trabalho foi enorme. Em entrevista ele disse que os roteiros criados pela mulher de Silvio Santos fazem alusão à mentalidade do presidente Jair Bolsonaro, com conceitos conservadores.

Além de detonar os textos da novela, o ator de 52 anos também detonou o tratamento que recebeu durante as gravações. Ele alegou que foi vítima de racismo e assédio por parte de uma produtora de elenco, cujo nome não quis revelar.

Sexualidade exposta

Raquel (Isabella Moreira) em As Aventuras de Poliana
Raquel (Isabella Moreira) em As Aventuras de Poliana (Foto: Zé Paulo Cardeal/SBT)

A atriz Isabella Moreira, de 20 anos, interprete da inconsequente Raquel, se viu pressionada por seguidores a falar sobre a sua sexualidade. Inconformada com as afirmações sobre ser lésbica, ela usou seu perfil no Twitter para fazer um desabafo polêmico.

As pessoas não têm o menor cuidado, sabe? Tipo, se eu nunca falei sobre [minha sexualidade], talvez seja porque eu não me sinto confortável. Ou porque eu realmente não seja? Ou porque o espaço que eu ocupo agora não permite esse tipo de abertura?”, disse ela, em uma das sequências de posts compartilhados.

Namoro escondido

Sophia Valverde e Lucas Burgatti como Poliana e Eric em As Aventuras de Poliana (Divulgação / SBT)
Sophia Valverde e Lucas Burgatti como Poliana e Eric em As Aventuras de Poliana (Divulgação / SBT)

Sophia Valverde, à época com 13 anos, foi proibida pela direção do SBT de assumir publicamente seu namoro com o também ator e colega de elenco, Lucas Burgatti, na época com 17 anos, intérprete do personagem Éric.

Mas a aproximação dos astros mirins já não passava despercebida aos olhos dos fãs. Tanto a atriz quanto a mãe dela, Danielle Valverde, receberam ordem para não tocar no assunto a fim de não atrapalharem a imagem de Poliana na novela, como uma menina inocente e doce.

Separação + novo casal

Lisandra Cortez e Murilo Cézar (Divulgação)
Lisandra Cortez e Murilo Cézar (Divulgação)

Lisandra Cortez, a vilã Débora, iniciou um romance com Murilo Cézar, o protagonista Marcelo, nos bastidores da novela. O namoro foi assumido publicamente durante o Rock In Rio 2019. Até aí, tudo bem. Mas Lisandra e Marcelo tiveram que dividir espaço nos bastidores com o ator Pedro Lemos, o ex dela. Lisandra e Pedro namoraram por alguns anos após trabalharem juntos e formarem casal em Chiquititas (2013).

Falta de castigo para vilã

Filipa humilha Poliana na frente dos amigos (Reprodução: SBT)
Filipa humilha Poliana na frente dos amigos (Reprodução: SBT)

Muito se questionou sobre Filipa, interpretada pela atriz Bela Fernandes, nunca ter sido castigada pelas maldades que cometia. “As crianças pintam e bordam e não dá em nada, comentavam nas redes sociais.

Inspirada na vilã Carminha de Avenida Brasil (2012), a atriz classificou Filipa como uma personagem cruel e sinônimo de mau exemplo para as crianças. “Deveria sofrer bastante e pedir desculpas”, contou a atriz ao Observatório da TV.

Na internet o público manifestou sobre a falta de imposição dos pais. “Que preguiça desses pais, as crianças faltam matar eles e só recebem uma bronca”. No final, Filipa não aprendeu mesmo, foi vilã do primeiro ao último capítulo.

Esticamento

Thaís Melchior e Victor Pecoraro na novela As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT)
Thaís Melchior e Victor Pecoraro na novela As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT)

Programada para encerrar seu ciclo em meados de 2020, tornando-se uma das produções mais longevas da história do SBT, em outubro de 2019 As Aventuras de Poliana ganhou o seu primeiro esticamento.

Silvio Santos decidiu não apenas adiar, Patinho Feio, que seria a substituta, como também encomendou a segunda temporada. Caso não fosse o coronavírus, a novela ficaria no ar por mais 12 meses, completando três anos de exibição contínua com cerca de 800 capítulos.

E veio mais esticamento! Após anunciar o fim da primeira fase para 6 de julho, o SBT decidiu esticar um pouco mais a novela e encerrá-la no dia 10, uma sexta, mas a emissora optou por reeditar os capítulos e adiou novamente, desta vez para o dia 13, arredondando assim 564 capítulos.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER