Audiência da TV

Canais de notícias registram audiência pífia na TV paga

Índices estão diretamente ligados a uma queda do mercado de assinaturas no Brasil

Publicado em 28/01/2025

Os principais canais de notícias na TV por assinatura do Brasil tiveram um novembro desastroso na audiência. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, a soma das cinco emissoras resultou em 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT).

O resultado mostra a crise de audiência dos canais de notícias. No mercado, qualquer número abaixo de 0,4 ponto é considerado traço de audiência – quando o próprio software de medição tem dificuldades de aferir o resultado devido à baixa presença de público.

A GloboNews registrou 0,11 ponto em novembro. Na sequência, aparecem empatadas Jovem Pan News (0,03) e CNN Brasil (0,03). Em último lugar, aparece a Band News (0,01). A Times Brasil CNBC, que iniciou suas operações no Brasil em 17 de novembro, não teve resultados registrados.

Na média anual de 2024, entre janeiro e dezembro, a GloboNews teve 0,33 ponto, durante as 24 horas do dia. Record News e Jovem Pan News registraram média de 0,08. A CNN Brasil cravou 0,07; e a Band News marcou 0,06 ponto. A soma total das emissoras dá 0,62 ponto de média no período.

De acordo com o Ibope, 1 ponto de audiência equivale a 465.608 telespectadores no PNT (Painel Nacional de Televisão).

As médias acima são referentes às praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Vitória e Campinas.

TV paga em crise

O mercado das televisões por assinatura, onde operam os canais de notícias, está em queda nos últimos 10 anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que o número de assinantes caiu pela metade – de 2014 para 2024, a redução foi de 58%.

Em dezembro de 2014, a TV Paga tinha 19,6 milhões de assinantes no Brasil. Já em dezembro de 2024, a TV Paga fechou o mês com 8,2 milhões de assinantes no Brasil. Os números não incluem serviços clandestinos, os famosos “GatoNet”.

O post Canais de notícias registram audiência pífia na TV Paga apareceu primeiro em Bastidores da TV.