Documentários têm tido um ótimo destaque no catálogo do Globoplay. Foram muitos os títulos disponibilizados na plataforma neste ano, e nos mais variados estilos. Há docs de entretenimento, como os que focam os ex-BBB’s, até de assuntos mais sérios e que mobilizam a atenção, como O Caso Evandro.
Veja também:
Para os telemaníacos, dois documentários disponibilizados recentemente são especiais. Orgulho Além da Tela, sobre a história da representação LGBTQIA+ na teledramaturgia brasileira, fez um resgate histórico bastante eficiente da temática, levantando problematizações interessantes e trazendo boas perspectivas para o futuro.
Outro foi Gilberto Braga: Meu Nome é Novela, uma bela homenagem a um dos “inventores” da telenovela brasileira moderna. Gilberto Braga deixou sua clara contribuição ao gênero ao ser um dos pioneiros a usar a novela como ferramenta para se levantar questões e promover debates sobre a sociedade brasileira.
Por isso, é muito bom saber que Janete Clair e Dias Gomes, outras figuras fundamentais da teledramaturgia nacional, também terão suas histórias documentadas no Globoplay, como informou Flavio Ricco, no R7. Ao investir em documentários sobre a história da TV, a plataforma de streaming da Globo cumpre uma importante função de preservação da memória nacional, além de reverenciar sua história e valorizar os protagonistas dela. Que venham outros mais!
Leia outros textos do colunista AQUI