Em tempos de vacas mais robustas, a Globo investia bastante em sua grade de fim de ano. Especiais de dramaturgia que serviam como embrião de novas séries, shows, humor e retrospectivas compunham a grade especial, que era anunciada com pompa ao longo do mês de dezembro.
Veja também:
Mas as vacas emagreceram e o fim de ano foi ficando mais minguado. Com a pandemia, então, a coisa ficou ainda mais complicada. Por isso, causa surpresa o anúncio de que a emissora exibirá Passaporte Para a Liberdade em dezembro. A minissérie em oito capítulos será exibida a partir de 20 de dezembro.
Passaporte Para a Liberdade é o novo título de O Anjo de Hamburgo, coprodução da Globo com a Sony. Dirigida por Jayme Monjardim e estrelada por Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, a produção narra a vida de Aracy Guimarães Rosa, que ajudou na fuga de judeus na Alemanha nazista.
A surpresa se dá porque, tradicionalmente, a Globo costumava abrir o ano exibindo minisséries. Já faz alguns anos que os investimentos neste segmento caíram, é verdade, mas esta produção tem todo o jeitão daquelas séries de janeiro, que costumavam prezar pelo requinte de texto e produção. Verdadeiros “biscoitos finos” da produção da emissora.
Por isso, seria mais lógico exibi-la em janeiro, e não em dezembro. Ao escalá-la para as duas últimas semanas do ano, a Globo terá uma plateia bem mais reduzida diante da TV para assistir Passaporte Para a Liberdade. Por outro lado, a novidade deixa a grade de fim de ano mais robusta, o que é uma boa notícia para quem gosta de aproveitar o recesso assistindo televisão.
Leia outros textos do colunista AQUI