Comentário

Band adia O Aprendiz novamente e mostra que programa não faz falta

O programa de Roberto Justus já não condiz com a atual realidade do país

Publicado em 16/02/2022

Reality show que colocou Roberto Justus em evidência na televisão, O Aprendiz fez história numa fase auspiciosa da Record TV. No entanto, após várias temporadas bem-sucedidas, a atração perdeu fôlego. Sua mais recente temporada, exibida pela Band em 2019, passou em brancas nuvens. Depois disso, a emissora só fez adiar o retorno da atração

De acordo com Fefito, colunista do UOL, O Aprendiz sofreu mais um adiamento. O programa de Roberto Justus era cotado para a programação de 2022 da emissora, e até testaria um novo formato, em tempo real e com participação do público. No entanto, não será desta vez. A perspectiva, agora, é para 2023.

Na verdade, este constante adiamento mostra que o tempo de O Aprendiz já passou. O programa foi importante num determinado momento da Record e do próprio Roberto Justus, numa época em que ainda não haviam tantos reality shows segmentados. Mas, quase 20 anos depois da estreia da primeira temporada, muita coisa já aconteceu. E o programa ficou para trás.

A disputa empresarial proposta por O Aprendiz foi “engolida” por formatos mais nichados, como Shark Tank. Além disso, a própria ideia de cobrar resultados dos “aprendizes” de forma dura, ou demiti-los sem parcimônia, parece ultrapassada e até antiquada em tempos de pandemia, crise econômica e desemprego.

Em suma: O Aprendiz é um formato que não condiz mais com a realidade da televisão brasileira. Ficou no passado. A atração já divertiu muito os espectadores, mas isso já foi. É hora de buscar novas ideias.

Leia outros textos do colunista AQUI

Entre em contato com André Santana AQUI ou AQUI