
Na noite em que a telenovela brasileira completou 70 anos, o especial 70 Anos Esta Noite, da Globo, celebrou esta história de uma maneira bastante eficiente. O programa reuniu uma gama de cenas clássicas, amarradas por depoimentos de atores e narração em primeira pessoa realizada por Jéssica Ellen.
Veja também:
A Globo já produziu vários especiais sobre suas novelas, quase sempre de formato semelhante. Normalmente, os programas caem no lugar-comum da linha do tempo e reprisam as mesmas cenas clássicas de sempre.
Por isso, 70 Anos Esta Noite surpreendeu positivamente. O programa fugiu da tentação de buscar uma cronologia, apostou na emoção da novela e apostou em blocos temáticos, com elementos que caracterizam o folhetim eletrônico. Temas como “mães”, “casais”, “heroínas” e “vilãs” conduziram o repeteco eficientemente.
Claro, como sempre, a emissora foca no seu acervo, abrindo pouco espaço para as demais emissoras. Ainda assim, cenas de Os Dez Mandamentos, da Record TV, e Chiquititas, do SBT (entre outras), foram exibidas. A ausência dos demais canais não chega a ser um problema, já que a Globo tem uma participação maior nesta história mesmo.
Para quem cresceu assistindo novela, 70 Anos Esta Noite foi um belo programa e não decepcionou.
Leia outros textos do colunista AQUI