Exclusivo

Luto: Tião Galinha tem morte trágica e misteriosa em Renascer

Trama de Bruno Luperi entra em sua semana decisiva na programação do plim-plim

Publicado em 11/07/2024

Prestes a ser MORTO por MARÇAL (Osvaldo Mil) nas TERRAS DE EGÍDIO (Vladimir Brichta), TIÃO GALINHA (Irandhir Santos) abandonará JOANA (Alice Carvalho) e seus REMELENTINHOS para LIDERAR o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Antes do DESFECHO TRÁGICO, SEBASTIÃO SONHADOR DA SILVA fará um discurso EMOCIONANTE em prol do POVO CARENCIADO. “Maldito aqueles que maldizem a nossa luta! Que desprezam a nossa dor! Que num dão o valor do nosso suor! Maldito aqueles que diz que nóis quem invadîmo terra… quâno nóis num invadîmo terra ninhuma! Ocupação pra reivindicá um direito num é invasão. (…) Se alguém invadiu terra um dia foi os antepassado desses pôco que hoje são dono d’um mundaréu de terra, que eles mêmo num dão nem contá de cuidá. Esses sim grilaram terra, mataram o povo que tava aqui, escravizô esse povo e os que truxeram de fora… esses, que hoje pegam ni arma pra impedî que gente que nem nóis lute por um direito é nosso… eles tão com as mãos e com o passado sujo de sangue num sômo nóis! Porque a nossa luta num é crime!”, dirá o mocinho que prossegue com o seu raciocínio.

“(…) Crime é o que eles fizeram com nóis! Nóis só querêmo uma terra pá podê trabaiá… pra podê cuidá… pra cumprî com o propósito sagrado de alimentá e sustentá nossas famía… e as famía de todos bicho que vêve ni cima dela! Nóis num lutâmo por posse, lutâmo por dignidade! Lutâmo pelo direito de existî! E cerca ninhuma que eles pusé pode afastá nóis dum direito que é nosso! Pode, não… E quanto mais eles apertá nóis, mais nóis têmo que se juntá… porque, junto, nóis num morrê de fome, nem de paulada, nem de tiro… nem de desilusão!”, concluirá o bronco com a alma LAVADA.

RESUMO DO CAPÍTULO DO DIA 18 DE JULHO DE RENASCER

Tião Galinha, Egídio e Marçal em Renascer
Tião Galinha, Egídio e Marçal em Renascer

José Inocêncio pede perdão a João Pedro, mas diz a Deocleciano que sente que perdeu o filho para sempre. José Inocêncio manda Bento chamar Kika para que ela venha até a fazenda. Delegado Nórcia interroga Marçal e o trata como um dos suspeitos. Augusto sente ciúmes de Buba, ao saber que Décio está apoiando a noiva nos cuidados com Humberto. José Inocêncio insinua que o delegado esteja suspeitando de sua família. Mariana aconselha Marçal a fugir. Tião acende uma vela para o capetinha e pede proteção a José Inocêncio. Buba insiste em ajudar Meire financeiramente. José Inocêncio explica a Kika o motivo de tê-la chamado. O fazendeiro quer que ela o ajude na defesa contra Eliana. Dona Patroa sente saudades de Rachid. Tião impede o delegado de tocar em seu capetinha.