A vida pantaneira não é tão serena quanto dizem por aí. Após descobrir a traição de Tenório (Murilo Benício), em cenas que vão ao ar a partir dessa quinta-feira, dia 19 de maio, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai se rebelar contra o marido e sua primeira atitude é largar mão de seu papel de funcionária dentro de casa.
Veja também:
Ela começa não servindo o marido à mesa, como sempre fez, e não demora até que nem comida mais para ele queira fazer. Inicialmente ela não conta a Tenório e à Guta (Julia Dalavia) que ouviu a conversa dos dois, mas assim que ficam sabendo, ela coloca um basta na vida de submissão que levou até ali, o que faz com que Tenório precise contratar alguém. E este alguém é Zefa (Paula Barbosa), que chega à fazenda nos próximos capítulos.
Após sua chegada, rapidamente Zefa percebe a confusão em que foi se meter. Mas diferente do que pode parecer, apesar de perceber tudo o que acontece ao seu redor, Zefa é uma pessoa confiável, não passa pra frente o que sabe que precisa ser um segredo. “Ela se liga no que acontece ao seu redor muito rápido mesmo. Mas é uma pessoa boa, do bem! Ela não é maldosa, não é fuxiqueira. É, sim, solta. Fala o que vem à cabeça, as coisas que vê, e é muito bacana porque ela fala com as pessoas e o assunto morre ali; ela não vai passar a frente, nem nada disso. Acaba que ela, de certa forma, aconselha as patroas”, comenta Paula Barbosa sobre a personagem.
Enquanto tem que lidar com a revolta de Maria Bruaca, Tenório tem ainda outro assunto em sua cabeça: o futuro financeiro de suas famílias. Nos próximos capítulos, o autodeclarado empresário vai começar a incentivar o relacionamento de Tadeu (José Loreto) e Guta. Desde que descobre que ele também é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), Tenório tem outra postura diante do rapaz. Guta percebe a malícia do pai e se incomoda bastante.
Na fazenda
Enquanto isso, na fazenda vizinha, José Leôncio tem seus próprios problemas para dar conta. A chegada de Irma (Camila Morgado) incomoda bastante Filó (Dira Paes), que nem imagina que a ex-cunhada de seu parceiro fará uma nova investida neste relacionamento. Irma não tira os olhos de José Leôncio; e Trindade (Gabriel Sater) não tira os olhos de Irma. O mais novo peão da fazenda tenta se aproximar da “nova patroa”, como será chamada pelos peões, e na primeira conversa dos dois, lhe conta sobre as histórias do Velho do Rio (Osmar Prado) e Juma Marruá (Alanis Guillen), garantindo que são verdadeiras.
Revelação
Na tapera, em cenas que vão ao ar a partir desta sexta-feira (20), Alcides (Juliano Cazarré) vai surpreender Juma contando sua história. Como Maria (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), ele veio do Sarandí, no Paraná. Ele conta à Juma que é filho do jagunço que matou e foi morto por seu irmão, Chico (Tulio Starling). E que foi para o Pantanal para se vingar do verdadeiro culpado por esta tragédia: Tenório, o homem que enganou os pais de Juma e outro lavradores. Alcides sugere, ainda, que Juma pergunte à Muda (Bella Campos) a verdade sobre sua chegada ao Pantanal. Nos próximos capítulos, é o que Juma faz. Contrariada e com medo de que Juma vire onça, Muda acaba cedendo e lhe conta tudo.
Perigo no ar
No Rio Janeiro as coisas também não estão fáceis para Madeleine (Karine Teles). Passada uma semana do sumiço de Irma, ela e Mariana (Selma Egrei) recebem um carta, na qual ela conta que está no Pantanal para tentar ajudar no relacionamento de José Leôncio e Jove (Jesuita Barbosa). Madeleine diz à mãe que a irmã está tentando ficar com seu (ex) marido.
Ela sai para desabafar com Gustavo (Caco Ciocler), mas descobre que Nayara (Victoria Rossetti) está morando com ele; e se sente traída por todos os lados. Num ímpeto, resolve ir para o Pantanal, mas o tempo não está favorável. Uma tempestade de aproxima, mas ela insiste em voar até lá, até que convence um dos pilotos de José Leôncio. Os dois encontram a tempestade do meio do caminho e correm risco de vida.
Pantanal é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Leia outras matérias desse colunista CLICANDO AQUI.