O ano de 2021 ficou marcado por reprises de novelas e o público teve a chance de rever sucessos que já haviam sido exibidos tanto nos horários das seis, sete e das nove, porém marcou a volta de novelas inéditas nos três horários da programação da Globo, mas pelas circunstâncias da pandemia estrearam todas gravadas como obras fechadas.
Veja também:
As novelas inéditas que estrearam em 2021 na Globo não conseguiram conquistar o público e vêm tendo audiência abaixo do esperado, embora são produções de qualidade, assim não se pode dizer que a Globo teve um ano com produções de sucesso.
A emissora exibiu o desfecho de Salve-se Quem Puder no horário das sete, mas antes colocou no ar a reprise da novela desde o início. A trama foi paralisada em maço do ano passado por causa da pandemia e os poucos capítulos inéditos que foram ao ar em 2021 agradaram o público e teve uma audiência satisfatória para o horário das sete, podendo assim dizer que a trama cumpriu seu papel e teve um bom desempenho.
Amor de Mãe foi outra novela que foi prejudicada por causa da pandemia. Teve sua produção interrompida em março de 2020 e a continuidade exibida a partir de abril. Quando estreou a trama teve um começo difícil, a história não emplacou, mas depois que a autora Manuela Dias decidiu transformar Telma (Adriana Esteve) na grande vilã da história a produção deslanchou e o Brasil inteiro torceu para Lurdes (Regina Casé) encontrar Domênico (Chay Suede) e Amor de Mãe chegou ao fim como uma produção bem-sucedida.
A Record TV exibiu algumas tramas reprisadas, mas seu grande trunfo e seu grande sucesso foi Gênesis. A trama bíblica começou a ser gravada antes da pandemia, as gravações foram interrompidas e posteriormente aconteceu o retorno das gravações. A novela foi uma das maiores produções já realizadas pela emissora e foi muito bem-sucedida para os padrões da Record TV e conquistou a vice-liderança isolada.
O SBT não produziu e nem exibiu nenhuma novela nacional inédita, reprisou Chiquititas e Carinha de Anjo e Poliana Moça passou a ser gravada em outubro e vai ser exibida em 2022.