
A novela Mania de Você foi uma das grandes apostas da Globo. A missão da trama de João Emanuel Carneiro era levantar a audiência do horário, já que a antecessora, Renascer não foi um sucesso. As expectativas eram que a trama seria um novelão, mas não caiu nas graças do público.
Veja também:
Mania de Você termina no dia 28 de Março, porém fracassou e vai ser aquela novela que a Globo quer esquecer e jamais veremos uma reprise da história.
Mas o que deu errado em Mania de Você? São vários fatores e não apenas um. Logo de cara quando a Globo começou a exibir as chamadas da novela o quarteto de protagonistas foram alvos de críticas, já que não é comum vermos atores jovens protagonizando uma novela das nove. Dava a impressão que seria uma Malhação do horário das nove.
Mas, os protagonistas jovens não seriam problema se a história tivesse um enredo convincente e foi repleto de falhas.
No início da história o autor deixou na dúvida quem seria a vilã e a mocinha da trama, Luma ou Viola e sabemos que em novelas isso não funciona, o público gosta de saber claramente quem é a vilã e a mocinha.
O casal de protagonistas não agradou o público, além de não ter química juntos, Viola e Rudá foram odiadas pelo público, tanto que o autor decidiu matar Rudá.
Nos dias de hoje quem assiste novela não quer ver uma protagonista burra e que sofre a novela inteira e só na reta final se dá bem. Foi o que aconteceu com Viola.
Em novelas o que funciona é um grande vilão, diabólico e que é capaz de tudo para se dar bem. Em Mania de Você o autor atirou para todos os lados e não acertou em lugar nenhum. Mavi foi um vilão humanizado, Molina até seria o grande vilão da trama, mas o problema é que ele ficou fora da história, só voltou na reta final. Mércia poderia ser uma nova Carminha, mas também foi humanizada pelo autor. Ela até fazia tudo para conseguir o que queria, mas tinha um amor incondicional pelo filho Mavi.
Se o autor tivesse apostado em um único vilão com certeza tudo seria diferente. Um vilão que o público amaria odiar e não aconteceu.
Até a marca de João Emanuel Carneiro, que é a vingança em Mania de Você não deu certo. Viola tentou se vingar de Mavi, mas o plano fracassou.
Sem falar nas diversas incoerências no roteiro. Luma é roubada por Mavi, perde toda sua fortuna e simplesmente não faz nada, não procura a justiça, um advogado e só depois de dez anos vai atrás para recuperar o seu dinheiro. As incoerências no roteiro são muitas, evidente que é uma obra de ficção, mas quanto mais próxima da realidade, mas convicente fica a história.
Siga esse Colunista no Instagram:@anddrehponttez