Durante quase uma década o SBT produziu novelas para o público adulto e na época tinha um público fiel, porém a maioria dessas novelas exibidas pelo canal de Silvio Santos no final dos anos de 1990 e até meados dos anos 2000 eram remakes de novelas mexicanas, como foi o caso de Pícara Sonhadora, Pérola Negra, Canavial de Paixões, Esmeralda e muitas outras.
Veja também:
A coluna Anddreh Ponttez conversou com o roteirista dessas adaptações, Henrique Zambelli, que revelou como era seu trabalho no SBT. Ele não se define como autor de novelas, mas sim como roteirista: ”Eu era roteirista, quem eram os autores, eram os mexicanos que escreviam as histórias originais, eu apenas adaptava o texto e a história”, contou Zambelli.
Henrique conta que na época era estagiário da emissora, estava terminando a faculdade de rádio e TV e Silvio Santos decidiu reativar o núcleo de dramaturgia e comprou alguns textos de novelas do México, da Record e da extinta TV Tupi, ele tinha que analisar esses textos e fazer a adaptação, alguns chegaram a ir para o ar, já outros não.
O roteirista revela que um dos critérios para a adaptação dar certo era não inventar e manter o que estava na história original. Segundo ele, teve gente que tentou inventar, querer ser melhor que a história original e não deu certo.
Entre as novelas adaptadas por Zambelli, ele conta que sua preferida é a primeira a reescrever, que foi Pérola Negra, já a que menos gostou foi Canavial de Paixões.
Atualmente Henrique atua como tarólogo e revela que a mudança de profissão foi acontecendo aos poucos e em 2004 quando escrevia a novela Esmeralda começou a estudar Tarot e passou a atender as pessoas, assim em 2024 está completando 20 anos como tarólogo.
Mesmo deixando de ser roteirista de TV, Henrique atualmente não abandonou a comunicação. Atualmente participa de diversos programas de TV, rádios e podcasts falando sobre espiritualidade e fazendo previsões.
Assista o vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra:
SIGA ESTE COLUNISTA NO INSTAGRAM