Nascido em Bernardino de Campos, interior paulista, em 1º de dezembro de 1951, Walcyr Carrasco morou dos três aos quinze anos em Marília e logo mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Começou sua carreira como jornalista, tendo trabalhado nas revistas Veja e Isto É e nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Diário Popular. Ao mesmo tempo, iniciava a carreira de escritor na revista infantil Recreio.
Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro “Quando Meu Irmãozinho Nasceu”. Vieram depois muitos outros títulos infantojuvenis, como “Vida de Droga” e “O Anjo Linguarudo”, adotados como leitura complementar em escolas de todo o país. Entre suas obras voltadas ao público adulto estão “Em Busca de um Sonho”, “Pequenos Delitos” e “Anjo de Quatro Patas”. No teatro, escreveu peças de sucesso, como “Êxtase e Batom”, pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor.
Na TV, estreou como roteirista na novela Cortina de Vidro, exibida pelo SBT em 1989. Escreveu, em 1991, para a TV Manchete, as minisséries Rosa dos Rumos, Filhos do Sol e O Guarani. Estourou em 1997 com um dos maiores mistérios da novela Xica da Silva: seu nome ficou oculto por vários meses por trás do pseudônimo Adamo Angel, gerando especulações na mídia. Xica da Silva o projetou no mercado de teledramaturgia.
Em 2000, na Globo, escreveu com sucesso O Cravo e a Rosa, repetindo a dobradinha que formou com o diretor Wálter Avancini em Xica da Silva. Firmou-se como autor global repetindo sucessos em todos os horários de novelas da emissora, como Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea (às 18h), Caras e Bocas (às 19h), Amor à Vida e O Outro Lado do Paraíso (às 21h) e Verdades Secretas (às 23h).
Década de 1980
Década de 1990
Década de 2000
Década de 2010
Década de 2020
Walcyr escreveu a minha telenovela preferida de sempre: Morde &, Assopra.
Também gostei muito de Alma Gémea, Eta Mundo Bom e Amor à Vida.
Walcyr Carrasco, só assisti Chocolate com Pimenta na reprise da Globo. O final, quando Ludovico aparece para Ana Francisca, me fez chorar de emoção. Foi o quê aconteceu comigo, a última vez que estive internada em 2019, por causa de um acidente que afetou gravemente meu cérebro. Meu chefe por 11 anos, que se tornou um grande amigo, e me ajudou muito, quando o pai do meu filho me abandonou. Ele morreu em 2017. Ele apareceu no hospital, pegou na minha mão, e quando pedi para ficar mais, disse o mesmo que Ludovico disse à Aninha. Disse que já tinha me ajudado, quando saí do hospital a primeira vez, mas que agora tinha que ir embora. Meu chefe, que se tornou um grande amigo, foi Maurício Segall. Se eu te falasse toda minha história, daria uma novela.
Eu gosto das novelas das 18h do Walcyr, perfeitas para o horário. As vezes eu fico pensando que se ele levasse a trama de época para as 21h com temas mais pesados, tipo uma Xica da Silva ia ser uma grande inovação e um grande sucesso.
Walcyr escreve bem pras 6 7 e pras 11 só nas nove que ele não vai bem.gosto também de fascinação e xica da Silva
ALMA GÊMEA – UMA DAS MAIS VISÍVEIS PRODUÇÃO CERTA DO AUTOR E PÚBLICO EM GERAL!
Eu acho que ele escreve muito bem pro horário das 18h. Pras tramas das 21h, embora seja indiscutivelmente, campeãs de audiência, deixam muito a desejar, no que tange à qualidade do texto. “Verdades Secretas”, segue sendo como sua melhor novela, pra mim.
Eta Mundo Bom foi uma novela muito maravilhosa!! Muitas saudades…
chocolate com pimenta, amor à vida, êta mundo bom …