Sinopse
Descendentes de uma família rural, os Lourenço tentam se recuperar da falência econômica. O pai era o chefe da casa, mas com a derrocada financeira, a família se desequilibra. Em seguida, todos passam a procurar o seu caminho.
Milena é uma nova rica que não aceita a condição de “rainha do lar” e choca suas amigas da sociedade com seu comportamento de pseudolibertação. Nesse ponto, ela mostra a frustração de inúmeras mulheres que, pressionadas pelo casamento, enveredam pelos caminhos da futilidade.
MÁRCIA DE WINDSOR – Milena
JAIRO ARCO E FLEXA – Vicente
JUSSARA FREIRE – Celina
JACQUES LAGOA – Dudu
CARMEM SILVA – Vovó Tonica
HEMÍLCIO FRÓES – Araújo
MÁRCIA REAL – Belinda
CHICO MARTINS – Vadico
CLÉO VENTURA – Juliana
PAULO HESSE
IVETE BONFÁ – Madame Peixoto
IVAN LIMA – Marcelo
FRANCISCA MARIA – Carminha
RENATO MASTER
MARIA CELESTE – Eugênia
TURÍBIO RUIZ
BETINA VIANY
JORGE GOMES
NEY LATORRACA
GOULART DE ANDRADE
Poucos fãs
Curiosa incursão na teledramaturgia da teatróloga Leilah Assumpção e do diretor Antunes Filho – famosos pela obra no teatro. Antunes Filho deve não ter gostado da experiência, pois declarou mais tarde abominar o gênero.
A telenovela não deu a seus idealizadores o sucesso que faziam no palco. No entanto, verificou-se um fenômeno. A produção tinha alguns adeptos inveterados, muitos dos quais não acostumados com o gênero: os fãs da obra de Leilah Assumpção e Antunes Filho.
Com os resultados abaixo do esperado, a emissora comunicou a Leilah que a novela sairia do ar antes do previsto, e que ela deveria encerrar os trabalhos em uma semana. Ao receber a notícia, a autora teve de resolver os conflitos apressadamente, lançando mão de clichês, como o cego que recupera a visão e o cadeirante que volta a andar. (“Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”, Fábio Costa)
Elenco
Primeira novela da atriz Jussara Freire.
Bem antes do programa jornalístico Comando da Madrugada (exibido em várias emissoras entre 1982 e 2007), Goulart de Andrade atuou nessa novela.
E mais
Leilah Assumpção escreveu posteriormente duas minisséries para a Globo: Avenida Paulista (1982) e Moinhos de Vento (1983).
Deixe um comentário