Sinopse

Francisca Moura Imperial é uma rica empresária que sustenta o ex-marido parasita e os dois filhos, homens adultos. Por isso é pejorativamente conhecida por FMI. Cada vez mais, ela vê seus filhos Jordão e Thiago distanciarem-se dela e dos negócios. Jordão foi o fruto de uma paixão da juventude, enquanto Thiago nasceu do casamento, hoje desfeito, com Roberto, que gosta de circular pela alta roda, mas não tem onde cair morto. Os irmãos Jordão e Thiago são exatamente o oposto um do outro.

Jordão vive no imperial clima brasileiro do século 19, conservador, com convicções monarquistas, entre sons de harpa e cravo, com um mordomo que canta ópera e uma copeira que se veste de mucama. Thiago, por sua vez, vive no cibernético mundo novo, antenado e fanático por novidades eletrônicas. Amante da tecnologia, ele tem um robô como mordomo, chamado Alcides. O único ponto em comum entre os irmãos é que ambos são solteirões convictos, completamente contra o casamento.

Francisca gostaria de interferir e controlar as vidas de seus filhos. Acreditando que conseguirá se aproximar mais de Jordão e Thiago, ela decide fazer uma cirurgia plástica, que a remoça vinte anos. Sua grande preocupação é que pelo menos um deles se case e lhe dê um neto, garantindo assim a continuação do nome da família. Para alcançar seu objetivo, a matriarca promove uma espécie de concurso para encontrar a mulher ideal para se casar com um dos filhos.

A escolhida é Marília, uma moça de origem humilde, mas culta, inteligente e determinada, que luta para melhorar de vida. Vive com os pais e ajuda a sustentá-los. É namorada de Dirceu, um artista plástico sonhador, com pouco senso prático. Ela decide aceitar a proposta de Francisca tão somente interessada no dinheiro que receberá. Marília se aproxima de Jordão e Thiago, sem que eles saibam um do outro, e um fato inesperado acaba mudando o rumo da trama.

Ao conhecerem Marília, os irmãos se apaixonam e passam por uma sutil transformação: Jordão fica menos careta e Thiago se revela nem tão moderno assim. O conflito se arma quando Marília perde o controle da situação ao se apaixonar de verdade por Thiago. Para sufocar seu sentimento, ela escolhe Jordão para se casar, mas acaba por abandoná-lo na porta da igreja. Porém, era tarde. Reprimindo seu amor, Thiago se fecha em seu mundo, rodeado de mulheres, sem compromisso com nenhumas.

Desapontado, Jordão resolve se casar com a expansiva dançarina Liana, para o desespero de Francisca, porque a moça é exatamente o oposto da mulher que sempre sonhou para os filhos. O romance com Liana faz de Jordão um homem mais despojado. Encantada por ele, Liana passa a enfrentar a oposição da sogra, que chega a lhe oferecer dinheiro para ela sumir, e a concorrência com Sofia, a reprimida professora de música de Jordão, eternamente apaixonada por ele.

Globo – 19h
de 9 de janeiro a 21 de julho de 1984
167 capítulos

novela de Lauro César Muniz
colaboração de Daniel Más
direção de José Wilker e Mário Márcio Bandarra
supervisão de Paulo Ubiratan

Novela anterior no horário
Guerra dos Sexos

Novela posterior
Vereda Tropical

NATÁLIA DO VALLE – Marília Braga
JOSÉ WILKER – Thiago Moura Imperial Leme
REGINALDO FARIA – Jordão Moura Imperial / Jorge
EVA WILMA – Francisca Moura Imperial (FMI)
RENATA SORRAH – Sofia
LADY FRANCISCO – Liana
CLÁUDIO CAVALCANTI – Douglas
PAULO BETTI – Dirceu Valente
LÍDIA BRONDI – Luciana
ARACY BALABANIAN – Ana Braga de Souza
JECE VALADÃO – Marcos de Souza
OTÁVIO AUGUSTO – Danilo
TETÊ MEDINA – Dusa
PAULO GOULART – Roberto Leme
KATE HANSEN – Fernanda
HENRIQUE MARTINS – Marcos Jacinto Cintra
JOSÉ DE ABREU – Renato
DEDINA BERNADELLI – Estela
JÚLIO BRAGA – Rick
MONIQUE CURI – Lívia
FLÁVIO GUARNIERI – Guto
NICOLE PUZZI – Leonor
MÔNICA TORRES – Cláudia Cowboy (Cláudia Assis Catalão)
MARCUS ALVISI – Beto
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Régis
ZEZÉ MOTTA – Dorinha / Dorothy Dandara (Doralice Lafaiette da Silva)
SÉRGIO MAMBERTI – Antônio
QUINZINHO – Alcides
JOFRE SOARES – Joaquim
YOLANDA CARDOSO – Dalva
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Nestor
SUELY FRANCO – Gina
CLEMENTINO KELÉ – Zé Eduardo
THELMA RESTON – Célia
TÂNIA LOUREIRO – Vilma de Oliveira Dantas
CARLOS KROEBER – Dom Manuel
NORMA GERALDY – Dona Efigênia
GERMANO VEZANI – Aderbal

e
ADALGISA TERUSKIN como ela mesma (jurada do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
ALEXANDRE MARQUES – Daniel (encontra Alcides, que estava desaparecido)
ANA LUIZA FOLLY – secretária de Francisca
ANTÔNIO GRASSI – Armando (ex-caso da Liana)
ANTÔNIO VIANNA
BILLY BLANCO como ele mesmo (jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
CARLOS ZARA
CHRISTIANE TORLONI – Catarina (vencedora do concurso promovido por Francisca para encontrar uma noiva para seus filhos)
CININHA DE PAULA
CLEYDE BLOTA – Drª Maria Célia (médica que faz o parto de Marília)
DENIS CARVALHO – mecânico que verifica o carro do Thiago, que entrou em pane
DESIRÉÉ VIGNOLLI – Kátia (dançarina colega de trabalho da Liana)
GARCIA NETO – dono da voz misteriosa que faz ameaças a Francisca
GLAUCO RODRIGUES como ele mesmo (jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
ÍTALO ROSSI – Gastão (pai de Dusa, contratado por Francisca para se passar por Gilberto Braga, o falso pai de Marília)
JOSÉ ROBERTO WRIGHT como ele mesmo (jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
KLEBER DRABLE – Dr. Cândido (médico que faz o parto de Liana)
LEINA KRESPI – Nanci (dançarina colega de trabalho da Liana)
LUÍS DE LIMA – Major Lemos (vai à casa de Francisca prender Aderbal)
LUIZ CARLOS BARRETO como ele mesmo (jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
MARCOS PAULO – Lourenço (amigo da Luciana)
MARCUS TOLEDO – juiz de paz que realiza o casamento de Thiago e Marília
MILTON GONÇALVES – Sargento (faz um túmulo e enterra Platão, o papagaio de Dona Efigênia que morreu)
MILTON MORAES – Saraiva (advogado de Francisca)
NESTOR DE MONTEMAR – decorador de Francisca
NEY LATORRACA – mendigo, quando Danilo está prestes a entregar o dinheiro da chantagem contra Francisca
RENATA FRONZI – Matilde (mãe de Dusa, contratada por Francisca para se passar por Sônia Braga, a falsa mãe de Marília)
RICARDO BLAT – técnico que tenta consertar Alcides
ROBERTO DE CLETO – cirurgião plástico que “remoça” Francisca
SÉRGIO MOX
SILVINHO como ele mesmo (jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes)
SÔNIA AYRES
Valquíria (dançarina colega de trabalho da Liana)

– núcleo de FRANCISCA MOURA IMPERIAL (Eva Wilma), rica empresária, divorciada duas vezes, que tem o poder da família em suas mãos, sustentando os dois filhos e até os ex-maridos – daí seu apelido FMI (iniciais de seu nome). No início da história, faz uma plástica e remoça vinte anos. É inteligente, ativa e agradável, mas também é intragável quando quer. Preocupa-se com a continuação do nome da família e anseia por um neto, mas seus filhos fogem de qualquer relação estável e têm horror a casamento e à ideia de filhos. Promove um concurso para encontrar a mulher ideal para casar-se com um dos filhos e lhe dar um neto:
os filhos: THIAGO (José Wilker), rapaz antenado com tudo o que é moderno, com os pés no futuro. Tem uma loja de brinquedos eletrônicos e sempre possui novidades em seu bem aparelhado apartamento. É um homem muito envolvente e sempre rodeado de mulheres, mas não leva a sério nenhum relacionamento
e JORDÃO (Reginaldo Faria), exatamente o oposto do irmão no estilo de vida: conservador, refinado, antiquando, apegado às tradições, apaixonado por antiguidades. Conserva a casa em que mora tal qual na época de seu avô. É um homem muito charmoso, sempre impecável e elegante. Porém, assim como o irmão, também se mantém solteiro e tem pavor de relacionamentos sérios
os ex-maridos ROBERTO (Paulo Goulart), pai de Thiago, homem envolvente e que faz questão de ter tudo do melhor. Transita pela alta sociedade, apesar de não ter dinheiro, e é praticamente sustentado pelo filho,
e MARCOS JACINTO (Henrique Martins), pai de Jordão
a amiga DUSA (Tetê Medina), sua confidente, trabalha para ela
o secretário DANILO (Otávio Augusto), ambicioso, atento e esperto, porém um tanto atrapalhado. Apaixonado pela patroa, que o vê apenas como um subalterno
a segunda mulher de Roberto, FERNANDA (Kate Hansen), mulher bela e atraente, despachada mas não muito inteligente. Depois da plástica de Francisca, sente-se um pouco ameaçada e faz cenas de ciúmes ao perceber o interesse de Roberto pela ex-mulher
o irmão DOM MANUEL (Carlos Kroeber), bispo, um homem conservador, que teve grande influência na formação de Jordão. Não entende o estilo moderno de Thiago
o motorista e guarda-costas ADERBAL (Germano Vezani), rapaz atlético com quem flerta.

– núcleo de MARÍLIA (Natália do Valle), bela moça, batalhadora e de origem simples. Formada em Administração de Empresas, luta para conseguir um emprego. Sua vida toma um novo rumo quando conhece Francisca, que lhe propõe um casamento com um de seus filhos, com direito a um neto, em troca de uma situação financeira estável. A princípio, ela reluta, porque já tem um namorado. Mas diante da situação difícil da família, acaba aceitando. Envolve-se com Thiago e Jordão ao mesmo tempo e eles ficam apaixonados por ela. Porém, não esperava que fosse amar de verdade Thiago, mesmo estando de casamento marcado com Jordão:
os pais JOAQUIM (Jofre Soares), homem simples. Com a idade avançada, tem dificuldades de ser aceito em um novo trabalho e, por conta disso, enfrenta dificuldades financeiras,
e DALVA (Yolanda Cardoso), enfrenta os problemas de cabeça erguida. Sonhadora em relação às filhas
o namorado, no início, DIRCEU VALENTE (Paulo Betti), pintor sem projeção. Ambicioso, quer conquistar o sucesso a qualquer preço, mesmo que, para isso, tenha de abrir mão de coisas que lhe são muito caras. O namoro vai mal quando ela se apaixona de verdade por Thiago.

– núcleo de THIAGO (José Wilker), filho “moderno” de Francisca:
o mordomo ALCIDES (Quinzinho), na verdade um robô, espécie de mascote de casa
as amigas, todas apaixonadas por ele: LUCIANA (Lídia Brondi), partilha de suas ideias avançadas, mas, no fundo, sonha com o dia em que irão se casar
LEONOR (Nicole Puzzi), esportiva, livre e desproblematizada
e CLÁUDIA COWBOY (Mônica Torres), alegre, descontraída e que adora se divertir
o amigo BETO (Marcos Alvisi), um boa-vida que não perde uma festa e faz sucesso nas pistas de dança.

– núcleo de JORDÃO (Reginaldo Faria), filho “careta” de Francisca:
a dançarina de boate LIANA (Lady Francisco), extrovertida e exagerada por quem se apaixona, para o desespero de Francisca, que espera ver o filho com uma mulher culta e de classe
a empregada DORINHA (Zezé Motta), uma verdadeira mucama. Bela e cheia de vida. Adora uma escola de samba e participa das festas na casa de Thiago sem que seu patrão saiba
o mordomo ANTÔNIO (Sérgio Mamberti), aprecia música erudita, em especial as óperas.

– núcleo de SOFIA (Renata Sorrah), professora de música de Jordão, eternamente apaixonada por ele. Continua solteira na esperança de um dia conseguir conquistá-lo. Reprimida, com tendência para melancolia, é uma mulher bonita, mas que mantém uma armadura de formalismo e seriedade. Tem em Antônio o seu maior confidente:
a tutora DONA IFIGÊNIA (Norma Geraldy), a criou após a morte prematura de seus pais. Velhinha sovina, doente e tirânica.

– núcleo de DOUGLAS (Cláudio Cavalcanti), homem rico e charmoso que tenta conquistar Marília e ela até fica balançada. Surge no meio da trama:
o pai de Douglas, RÉGIS (Cláudio Correa e Castro), amigo e conselheiro, um bon-vivant.

– núcleo de ANA (Aracy Balabanian), irmã de Marília. Dona de casa com uma vida difícil com o marido, um homem machão e repressor que não aceita que trabalhe fora. Conformada, nunca teve muitas chances na vida. Apesar de maltratada pela situação financeira e matrimonial, ainda é uma mulher bonita:
o marido MARCOS (Jece Valadão), machista, inflexível e repressor. Pai à moda antiga, acredita que as filhas devem sair de casa apenas para o casamento, por isso vive controlando elas e critica o estilo de vida livre de Marília
o pretendente RENATO (José de Abreu), com quem se envolverá
as filhas: ESTELA (Dedina Bernadelli), jovem irrequieta e inconformada com o tipo de vida que leva. É fã da tia Marília e gostaria de ser como ela. Não entende as preocupações do pai e não quer ter a mãe como exemplo de vida,
e LÍVIA (Monique Curi), tímida e reprimida pelo pai, mas, ao contrário da irmã, aceita essa dominação
o namorado de Estela, RICK (Júlio Braga), tenta furar o cerco de Marcos, que proíbe o namoro porque o vê apenas como um garoto inconsequente.

– núcleo de LUCIANA (Lídia Brondi), jovem moderna e atraente. É a namorada mais constante de Thiago por não exigir muito do relacionamento. Quando ele se apaixona por Marília, vai se envolver com Dirceu, que também se sentiu preterido:
a mãe GINA (Suely Franco), mulher hábil e ativa que sabe aproveitar as oportunidades. Apoia o namoro da filha com Thiago e espera que se casem
o padrasto NESTOR (José Augusto Branco), engenheiro em dificuldades profissionais
o filho de Nestor, GUTO (Flávio Guarnieri), rapaz mimado, apaixona-se por Lívia
a ex-mulher de Nestor, mãe de Guto, CÉLIA (Thelma Reston), assumiu sozinha a educação do filho, mas tem problemas com ele, que morre de ciúmes dela
o namorado de Célia, ZÉ EDUARDO (Clementino Kelé), publicitário, leva numa boa o ciúme de Guto.

Passado x futuro

A proposta do autor Lauro César Muniz era contrapor, em clima de comédia, dois universos distintos: o passado, na figura de Jordão (Reginaldo Faria), rapaz sisudo, conservador, apegado às tradições; e o futuro, com seu irmão Thiago (José Wilker), moderno, “prafrentex”, ligado em tecnologia e parafernálias futuristas.

“Boas ideias, mas lamenta-se a queda da qualidade do meio para o fim da novela”, citou Ismael Fernandes no livro “Memória da Telenovela Brasileira”.
O jornalista Artur da Távola, em seu balanço final da novela, destacou: “Foi uma deliciosa fábula sobre o poder. Assim funcionou até o terço final, quando a artificialidade do esticamento levou-a a aditar um prolongamento da história, que já chegara a seu auge, e, assim, ver cair a tensão interna dos personagens.” (jornal O Globo, 22/07/1984, TV-Pesquisa PUC-Rio)

O ano era 1984 e Transas e Caretas aproveitava a repercussão do romance futurista “1984”, de George Orwell (publicado em 1949), em evidência na ocasião.

Robozinho

Deu um charme extra à novela o robô Alcides, espécie de mordomo, conselheiro e mascote do moderninho Thiago. O nome era uma referência ao robô-computador Hal 9000 do filme 2001, uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick.

Alcides foi especialmente projetado e construído pela equipe da TV Globo. Na verdade, ele se movimentava graças ao ator Quinzinho, anão, que ficava dentro da estrutura. Quando o robô falava, ouvia-se uma voz em off. Quinzinho, na época, fazia parte do elenco do humorístico Os Trapalhões.

Outras novelas que tiveram robôs em suas tramas: Tempos Modernos, de Bosco Brasil (2010), Morde e Assopra, de Walcyr Carrasco (2011), e Travessia, de Glória Perez (2022-2023).

Elenco

Natália do Valle, no auge da beleza, foi o destaque do elenco. Fez sucesso o corte de cabelo da atriz, um chanel de inspiração oriental, cuja moda e tendências estavam em voga na época.

Eva Wilma interpretava a mãe dos personagens de Reginaldo Faria e José Wilker, mesmo a atriz, à época, com 50 anos de idade, enquanto Reginaldo tinha 46 e Wilker, 39. Na história, sua personagem, Francisca Moura Imperial, era bem mais velha que a atriz. Eva apareceu envelhecida no início da trama, com uma pesada máscara que lhe dava a aparência de idosa. Logo, sua personagem submeteu-se a uma cirurgia plástica e rejuvenesceu vinte anos. Foi quando a atriz passou a aparecer como ela mesma, sem a caracterização de velha.

Propositalmente, o autor criou um apelido para Francisca Moura Imperial, formado pelas iniciais de seu nome: FMI, a sigla do Fundo Monetário Internacional, organização com a qual o Brasil tem dívidas financeiras. Rica e poderosa, ela sustentava os filhos e o ex-marido, que viviam lhe devendo dinheiro.

José Wilker – que vivia Thiago, um dos filhos de Francisca – acumulou as funções de ator e diretor de Transas e Caretas (juntamente com Mário Márcio Bandarra).

Betty Faria iria interpretar a dançarina Liana. Seu nome – inclusive – aparecia creditado na abertura. No entanto, a atriz acabou realocada para a próxima novela das oito, Partido Alto. Lady Francisco tomou o seu lugar em Transas e Caretas.

Para viver a professora de música Sofia, a atriz Renata Sorrah teve aulas de harpa. (*)

Paulo Betti, que estava estreando na Globo, saiu antes do fim para atuar na novela substituta no horário, Vereda Tropical.

Lídia Brondi também não ficou até o final de Transas e Caretas. Grávida de sua filha Isadora (com o diretor Ricardo Waddington), a atriz saiu na metade da novela, juntamente com Paulo Betti. Seus personagens (Luciana e Dirceu) viviam um romance na história e, providencialmente, saíram de cena.

Primeira novela da atriz Dedina Bernadelli e dos atores Germano Vezani e Júlio Braga (irmão de Sônia Braga).
Primeira novela na Globo das atrizes Nicole Puzzi e Kate Hansen.
Única novela na Globo do ator Flávio Guarnieri (irmão de Paulo Guarnieri, filho de Gianfrancesco Guarnieri).

Censura

A ação constante da Censura Federal sobre cenas e diálogos da novela prejudicou o desenvolvimento de alguns personagens, como Renato (José de Abreu) e Ana (Aracy Balabanian). As cenas de Ana tiveram de ser reduzidas, porque ela era casada e tinha filhos, mas se apaixonava por Renato, que acabou afastado da trama durante um período. (*)

Abertura e trilha sonora

A abertura de Transas e Caretas fazia merchandising do videogame Atari 2600, recém-lançado no Brasil na época e que acabou se tornando um ícone da década de 1980.

Por meio de um joystick, a modelo Dalma Callado manipulava dois rapazes em um jogo no monitor da televisão – referência aos personagens de Natália do Valle (ou Eva Wilma), José Wilker e Reginaldo Faria. Os dois andavam de um lado para o outro tentando sair de um labirinto digital, formado pelo logotipo da novela.

Mal dava para perceber, mas, ao final, o televisor revelava a marca Sony.

Um dos rapazes que apareciam correndo no videogame da abertura era Raul Gazola, antes de estrear como ator na televisão.

A música-tema da abertura, “Transas e Caretas” – um pop dançante com arranjos eletrônicos que remetiam ao clima futurista da trama – foi feita especialmente para a novela por Michael Sullivan, Paulo Massadas e Miguel Plopschi (do grupo The Fevers), e tornou-se um sucesso. Gravada pelo trio Los Angeles, a música deu um up momentâneo à carreira dos cantores, até então com um repertório muito associado a músicas de estilo caribenho de forte apelo popular.

E mais

Para retratar o artista plástico Dirceu (Paulo Betti), a equipe de produção arte providenciou para as cenas obras de diversos artistas, como Siron Franco, Carybé, Marcello Grassmann e Yugo Mabe. (*)

O texto de Transas e Caretas foi exportado para o Chile e lá a novela foi produzida, em 1992, com o título Trampas y Caretas, tornando-se um fenômeno de audiência no país.

(*) Site Memória Globo

Trilha sonora nacional

01. FOGUEIRA – Maria Bethânia (tema de Marília)
02. BREGA CHIQUE – Eduardo Dussek (tema de Ana)
03. BIP-BIP – Erva Doce (tema de Thiago e Alcides)
04. CACHO DE UVA – Ronnie Von (tema de Jordão)
05. BROTO ESPECIAL – Neusinha Brizola (tema de Estela)
06. DOCE PAIXÃO – Liliane
07. TRANSAS E CARETAS – Los Angeles (tema de abertura)
08. BABY – Gal Costa (tema de Thiago)
09. TROCAS E BALDROCAS – Harmony Cats (tema de Luciana, Leonor e Cláudia Cowboy)
10. RECOMEÇAR – Água Marinha (tema de Ana)
11. ENTÃO TÁ – Júnior Mendes
12. INÚTIL – Ultraje a Rigor (tema de Rick)
13. ETERNO – Ano Luz
14. UMA VEZ, UMA TARDE – Marcos Rezende

Sonoplastia: Jenny Tausz
Direção de sonoplastia: Antônio Faya
Direção musical: Guto Graça Mello
Direção de produção: Ary Grandinetti Nogueira
Supervisão de repertório: Francisco Santos Jr.

Trilha sonora internacional

01. LET’S STAY TOGETHER – Tina Turner (tema de Thiago)
02. EBONY EYES – Rick James & Smokey Robinson (tema de Marília e Thiago)
03. YAH MO BE THERE – James Ingram & Michael MacDonald (tema de locação)
04. FINDING OUT THE HARD WAY – Cynthia Rhodes (tema de Luciana)
05. GIMME A LITTLE SIGN – Kenny James (tema de locação)
06. ALMOST PARADISE – Ann Wilson & Mike Reno (tema de Marília e Thiago)
07. SOUVENIR OF CHINA – Jean Michel Jarre (tema de Marília e Thiago)
08. TALKING IN YOUR SLEEP – The Romantics (tema de locação)
09. DRIFTING DREAMING – Cleo Laine & James Gallway (tema de Sofia)
10. JOANA – Kool & The Gang (tema de Jordão)
11. EVA – Umberto Tozzi (tema de Thiago)
12. VICTIMS – Culture Club (tema de Douglas)
13. TROUBLE IN PARADISE – Sylvester (tema de Francisca)
14. I’M GOING TO GO – Jago (tema de Alcides)

Supervisão musical: Sérgio Motta

Tema de abertura: TRANSAS E CARETAS – Los Angeles

Ponha o pé na Lua
E descubra que o futuro está perto
Siga o seu robô
Tome cuidado como vai programar
Entre nessa nave, aperte o cinto
A sorte vai ser lançada
A felicidade é uma estrela
E você tem que alcançar

Quando a magia do amor
Invade o espaço ao seu redor
É como um raio a disparar
Num alvo fácil de acertar

Quem quiser brincar
Pode se queimar
É sempre assim até o fim
E nunca vai mudar
Chega de sonhar
O game é pra valer
Quem vai ganhar
Quem vai perder
O tempo vai mostrar…

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