Carioca, Tiago Xavier Santiago nasceu em 24 de abril de 1963, filho da atriz e professora Helena Xavier e do administrador de empresas Aresky Santiago. Em 1977, estreou no teatro como ator, ao lado de Dina Sfat, na peça “Seis Personagens à Procura de Autor”. No final da adolescência, foi estudar no Reino Unido.
Ainda como ator, de 1982 a 1984, fez participações em programas da TV Globo: Caso Verdade, Quarta Nobre e na novela Livre Para Voar. Estreou como dramaturgo com a peça “A Fonte da Eterna Juventude”, em 1985. Em 1988, dirigiu Débora Duarte e Stepan Nercessian no espetáculo “Vida de Artista”, de Paulo César Coutinho, em parceria com o próprio.
Em 1990, escreveu seu primeiro trabalho como roteirista de TV, “O Guru”, exibido em cinco capítulos na faixa vespertina Teletema, na Globo. Ainda neste ano, cursou a Oficina de Roteiristas da emissora. A partir de então, foi colaborador e coautor de algumas novelas. Em 2004, foi contratado pela Record TV, onde assinou, com boa repercussão, alguns títulos, como a nova versão de A Escrava Isaura, Prova de Amor e a trilogia Os Mutantes. Em 2010, migrou para o SBT, onde escreveu duas novelas: o remake de Uma Rosa com Amor e Amor e Revolução.
Sou completamente apaixonado por todas as obras do Tiago Santiago. Lendo o livro dele “Caminhos do Mago” foi possível entender toda a magia do amor que está presente de forma tão firme e sútil em suas obras.
Excelente profissional. Um grande beijo, Tiago Santiago continue sendo essa excelente pessoa que você é