Bastidores
Teatro infantil
Depois de apresentado no canal pago Rá-Tim-Bum, a TV Cultura incluiu em sua grade na TV aberta, aos sábados, o programa Teatro Rá-Tim-Bum, que mostrou na televisão sucessos do circuito paulistano de teatro infantil.
A transposição das peças para a televisão foi feita de forma criativa. A produção cuidou de repensar o espetáculo do ponto de vista de produto audiovisual eletrônico, levando em conta a responsabilidade da TV Cultura em manter o nível de suas produções para crianças.
Especificidades da linguagem teatral
Em Rapunzel, por exemplo, Marcelo e Paula Zurawski, da Cia. Furunfunfum, além de atuar, acompanharam tudo de perto, para que as especificidades da linguagem teatral (e, neste caso, do teatro de animação com manipulação de bonecos) também não ficasse prejudicada.
A mesma preocupação esteve presente na produção de Os Três Porquinhos, em que o diretor Alexandre Roit e as atrizes e autoras Alexandra Golik e Carla Candiotto tentaram manter toda a agilidade e improvisações que marcam seus espetáculos no teatro.
A divisão das peças em quatro blocos de programa também respeitou o ritmo do texto e criou um suspense para segurar a audiência infantil até o fim da atração.
Destaque para a cenografia, muitas vezes superando a criatividade cenográfica das montagens teatrais.
os três porquinhos (29/07/2006) produção da Cia. Le Plat du Jour, com direção de Alexandre Roit, roteiro e atuação de Alexandra Golik e Carla Candiotto
a assembléia dos bichos (07/10/2006) direção de Bete Rodrigues, com Jacqueline Obrigon, Neca Zarvos, Maurício de Barros e Rodrigo Gaion
a rainha marmota (14/10/2006)
rapunzel (21/10/2006 – reprise)
os três porquinhos (28/10/2006 – reprise)
as velhas fiandeiras (16/12/2006)
Deixe um comentário