Sinopse
Na luta por terras, Jaime é obrigado a matar seu melhor amigo, Fábio. Sem remorso, Joel não pensou nas consequências ao obrigar seu filho a cometer o crime.
Após o assassinato, as duas famílias, a de Jaime e a de Fábio, entram em contato com a dor e o sofrimento que o destino preparou para elas, a autodestruição.
OTHON BASTOS – Joel Miranda
ÂNGELO ANTÔNIO – Jaime Miranda
MARLY BUENO – Ione Miranda
ROBERTO FROTA – Horácio Gama
RUBENS CARIBÉ – Fábio Gama
LÚ MENDONÇA – mulher de Horácio, mãe de Fábio
NELSON XAVIER – padre
IVAN SETTA – soldado
ANSELMO VASCONCELLOS – tenente
IVAN DE ALMEIDA – Alcides (empregado de Joel Miranda)
MARTHA OVERBECK
CHARLE MYARA
MARIA ALVES
MARIA SÍLVIA
SILVIO FRÓES
MARCELA ALTBERG
e
JACQUELINE SPERANDIO – moça que testemunha o assassinato
ESTEFANO BROERING – médico legista
CECÍLIA LAGE – tia de Jaime
Baseada no livro do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, Sombras de Julho é uma história atemporal que mostra a divisão e destruição de duas famílias pela posse de terras.
“O importante nessa história são os personagens, que são muitos fortes. É um pouco um bangue-bangue, com final surpreendente”, disse o diretor Marco Altberg à Folha de São Paulo de 13/11/1994.
Projeto de um filme
A primeira ideia do diretor foi realizar um longa-metragem. Porém, com as dificuldades com o cinema na época, optou por uma coprodução com a TV Cultura, orçada em US$ 300 mil, com o antigo Banco Nacional como patrocinador.
Filmada em super-16 e telecinada para a TV Cultura, a minissérie foi comercializada e exibida, em um único bloco, em cinemas do Brasil e do exterior, como longa-metragem.
E mais
Problemas com a produção fizeram com que a minissérie fosse adiada em um mês. Estrearia em 15/12/1994 na televisão, mas acabou estreando em 17/01/1995.
Deixe um comentário