Sinopse
Pluft é um fantasminha muito esperto que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo iria bem não fosse a chegada inesperada do terrível pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido na casa.
Em uma aventura repleta de emoção e suspense, o fantasminha defenderá o seu território com a ajuda da doce Maribel. Porém, para tanto, os dois precisarão se unir antes, pois Maribel tem medo de fantasmas, enquanto Pluft tem medo de gente.
De forma lírica e envolvente a história fala da busca da identidade e dos medos infantis, propondo uma reflexão frente ao temor do desconhecido.
DIRCE MIGLIACCIO – Pluft
NORMA BLUM – Maribel
ZILKA SALABERRY – mãe de Pluft
FLÁVIO MILIACCIO – Pirata Perna-de-Pau
CLÁUDIO MAMBERTI – pirata
EDSON SILVA – pirata
FLÁVIO SÃO THIAGO – pirata
JOSEPH GUERREIRO
MANFREDO COLASSANTI
MÁRIO TELLES
EMANUELLE SIERVO
SOLANGE RADISLOVICH
PATRÍCIA BUENO
PASCHOAL GUIDA
Projeto da Globo com colaboração da TV Educativa, tal qual outra produção de sucesso voltada para o público infantojuvenil: o Sítio do Picapau Amarelo, que estreou em 1977.
Exibida duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), às 18h30, durante um mês, com capítulos com duração média de 30 minutos, Pluft, o Fantasminha foi a primeira produção para crianças realizada em cores no Brasil.
Parte das gravações foi feita na praia de Grumari, onde a equipe de produção passou três dias acampada. As gravações de estúdio foram realizadas na TVE.
Pluft, o Fantasminha foi substituída pela novela Helena, que inaugurou oficialmente o horário das 18 horas para teledramaturgia dirigida ao público adulto, a princípio exclusivamente com adaptações de obras da Literatura Brasileira.
Lembro vagamente… mas achava o máximo. Era bem pequena;
Lembro bem de Pluft e da mãe dela! Eu era criança e tinha medo, mas gostava de assistir.
Eu amo essa história