Sinopse
Os alunos da Escola Mundial se unem para ajudar a resolver problemas do bairro ou de alguém em apuros. Agora com superpoderes, eles usam o traço mais marcante de suas personalidades para praticar o bem. Daniel (Thomaz Costa) usa sua inteligência, enquanto Cirilo (Jean Paulo Campos) usa a bondade de seu coração e Jaime (Nicholas Torres), a sua força. Alícia (Fernanda Concon) tem o superpoder da velocidade, enquanto Davi (Guilherme Seta), o da pontaria. Maria Joaquina (Larissa Manuela) usa sua bolsa de utilidades, Mário (Gustavo Daneluz) encanta animais e Carmem (Stefany Vaz) é dotada de uma supervisão. E Rabito é o “supercão”.
Os patrulheiros convivem com Jorge (Léo Belmonte), que aspira uma vaga no grupo mesmo sem qualquer poder. Em uma caldeira abandonada funciona secretamente o QG da Patrulha Salvadora. Os patrulheiros mirins enfrentam vilões e desvendam crimes misteriosos, sempre com a ajuda de informações adquiridas nas redes sociais – Frendibuqui e Twister – com o computador central Júpiter. Os aparatos usados por eles são feitos de ferro velho misturados a laptops, tablets e smartphones. Para acessar o esconderijo é preciso ter a digital identificada em uma antiga scanner, que abre a sala principal do QG.
Em Kauzópolis também funciona o Extratogésimo Sexto Distrito Policial, onde trabalham a delegada Olívia (Noemi Gerbelli), a investigadora Matilde (Ilana Kaplan) e o carcereiro Jurandir (Carlinhos Aguiar). A delegada sempre está com seu leketete (leque que vira cassetete) em mãos para se defender. A delegacia dispõem apenas de uma viatura, chamada Kambuiola. Como são raras as apreensões, o único que está atrás das grades é o esqueleto Morto de Fome. E, por mais que se esforcem, nunca conseguem desvendar nenhum mistério. Mesmo assim, sempre levam o reconhecimento das resoluções dos crimes, que na verdade são feitos pelos patrulheiros.
as crianças
THOMAZ COSTA – Daniel Zapata
NICHOLAS TORRES – Jaime Palillo
JEAN PAULO CAMPOS – Cirilo Rivera
GUILHERME SETA – Davi Rabinovich
GUSTAVO DANELUZ – Mário Ayala
LARISSA MANOELA – Maria Joaquina Medsen
FERNANDA CONCON – Alícia Gusman
STEFANY VAZ – Carmem Carrilho
LÉO BELMONTE – Jorge
e
NOEMI GERBELLI – Olívia
ILANA KAPLAN – Matilde
CARLINHOS DE AGUIAR – Jurandir
Spin-off
Em formato de seriado infantil, Patrulha Salvadora foi lançado no rastro do sucesso da novelinha do SBT, exibido aos sábados, no mesmo horário em que ia ao ar a novela.
Das 16 crianças do elenco fixo de Carrossel, 9 retornaram em Patrulha Salvadora: Daniel (Thomaz Costa), Jaime (Nicholas Torres), Cirilo (Jean Paulo Campos), Davi (Guilherme Seta), Mário (Gustavo Daneluz), Maria Joaquina (Larissa Manuela), Alícia (Fernanda Concon), Carmen (Stefany Vaz) e Jorge (Léo Belmonte), além do cão Rabito.
A autora Íris Abravanel acumulou funções ao escrever ao mesmo tempo os episódios de Patrulha Salvadora e capítulos da novela Chiquititas, no ar durante a semana.
Figurinos e caracterizações
As figurinistas Jeane Figueiredo e Cristiane Cândido falaram sobre o trabalho na série:
” Cada personagem tem suas características expressadas nas roupas e nos acessórios que usam. (…) Para essa criação pensamos em um estilo mais streetwear, já que os personagens cresceram. E em cima das características e personalidades de cada um dos personagens, escolhemos o visual adequado.
Cada um tem o seu poder e suas características, nisso incluem cores específicas, mantendo o xadrez para todos. Alícia, por exemplo, em Carrossel era superesportista, andava de skate. Agora patrulheira, ela faz dessa habilidade uma característica que ajuda o grupo. Como heroína essa característica é potencializada e ela ganha uma super rapidez.
(…) Como heróis, os patrulheiros mudam penteados, ganham acessórios especiais que podem ser usados como armas em combate contra os vilões. Esses vilões são outro ponto bem importante nos episódios, criamos os mesmos em cima das características e “malvadezas” de cada um.
(…) Pesquisamos materiais e formas, onde chegamos ao croqui aprovado pela direção. Tudo foi confeccionado aqui dentro do SBT mesmo com a supervisão do departamento de figurino.”
A questão dos personagens de Carrossel terem ganhado superpoderes foi outro aspecto que garantiu maior fantasia ao seriado e repercutiu nos acessórios por eles utilizados. Maria Joaquina (Larissa Manuela), por exemplo, usava uma bolsa com acessórios que viravam armas, enquanto Cirilo (Jean Paulo Campos) estava equipado com um escudo com uma tampa que, ao abrir, revelava seu coração que emana raios do amor.
Trilha sonora
Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira assinaram a direção musical da série. A trilha sonora foi composta por alguns sucessos herdados da novela Carrossel, que foram especialmente regravadas pelos atores da Patrulha Salvadora, como o caso das músicas: “Os Super-Heróis”, “Amiguinhos”, “Adolescente” e “Rabito”.
A trilha sonora também possuía canções consagradas de grandes autores, como: “O Carimbador Maluco”, de autoria de Raul Seixas, interpretada pela banda Vivendo do Ócio, e a música “O Vira”, composição de João Ricardo e Luli, com gravação dos conjuntos Falamansa e Maskavo.
Reprises
Cinco episódios foram reprisados entre 31/01 a 28/02/2015. Pouco tempo depois, de 30/03 a 25/04/2015, mais 24 episódios.
01. PATRULHA SALVADORA – Os Patrulheiros
02. OS SUPER-HERÓIS – Os Patrulheiros
03. MULEKE DOIDO – Jean Paulo Campos
04. O CARIMBADOR MALUCO – Tihuana
05. COWBOY FORA DA LEI – Nicholas Torres
06. FICO ASSIM SEM VOCÊ – Roberta Tiepo
07. O VIRA – Falamansa e Mascavo
08. DIG BOM – Cys
09. ADOLESCENTE – Nicholas Torres e Os Patrulheiros
10. SAPO BOI – Pequeno Cidadão
11. PATRULHEIROS – Os Patrulheiros
12. RABITO – Gustavo Daneluz
13. AMIGUINHO – Stefany Vaz e Os Patrulheiros
14. O CARIMBADOR MALUCO – Zuuum
Difícil explicar essa série além de um desespero pra sugar a última gota da fórmula, elenco e o personagens de Carrossel numa realidade fora da escola e como supostos heróis. Obviamente isso passou muito longe do sucesso e impacto da novela.
Carrossel era melhor