Sinopse

Viciada em trabalho, Taís (Renata Gaspar) descobriu que estava grávida durante uma reunião com clientes. Ao mesmo tempo, o marido Pedro (George Sauma) pediu demissão da produtora onde criava jingles para uma marca de ração para gatos. Ele estava insatisfeito com a vida que levava aos 30 e poucos anos e planejava resgatar um sonho da juventude: remontar a banda que tinha com seu melhor amigo, Driguêra (Alejandro Claveaux). A descoberta da gravidez é só o começo de uma jornada diferente de tudo que o jovem casal já viveu.

Um divisor de águas onde não há regras nem manuais. Quando Lia nasce, Taís precisa deixar de lado as certezas de uma vida pé no chão para dar espaço à intuição. Pedro, por sua vez, músico, é sensível e avoado. Porém, quando a ficha da paternidade cai, ele se encanta, decidindo que será o melhor pai do mundo: quer ler todos os livros, saber todas as técnicas e estar 100% preparado para quando a filha nascer. Mera ilusão. Não à toa, quando Lia nasce, bate um desespero em Taís, um medo de não conseguir criar vínculo com a própria filha.

O motivo é a relação de Taís com sua mãe, Silvia (Heloisa Périssé), que sempre se dedicou mais à vida social do que à maternidade. Seu ex-marido, Luís Fernando (Nelson Freitas), desde que se se separou, passou a ter uma namorada por semana, sempre bem mais jovens. A da vez é Marina (Juliane Araújo). Os pais de Pedro, Rosa (Marisa Orth) e Augusto (Daniel Dantas), souberam da novidade antes mesmo do filho. O problema é que junto à euforia dos avós de primeira vem a obsessão de querer participar de todos os detalhes da chegada da criança.

Globo – domingos, 13h30
de 25 de novembro a 30 de dezembro de 2018
6 episódios

série de Antônio Prata
criada e escrita por Antônio Prata, Chico Mattoso, Thiago Dottori, Bruna Paixão e Tati Bernardi
redação final de Antônio Prata
direção de Daniela Braga e Luciano Vidigal
direção geral de Luiz Henrique Rios
direção artística de Luiz Henrique Rios e Flávia Lacerda

RENATA GASPAR – Taís Siqueira
GEORGE SAUMA – Pedro Zanini
MARISA ORTH – Rosa
DANIEL DANTAS – Augusto
HELOÍSA PÉRISSÉ – Silvia
NELSON FREITAS – Luís Fernando
JULIANE ARAÚJO – Marina
MONIQUE ALFRADIQUE – Patrícia
RODRIGO FERRARINI – Fred
ALEJANDRO CLAVEAUX – Driguêra

Inspiração

O diretor geral Luiz Henrique Rios explicou na época do lançamento: “Com humor, fazemos uma reflexão sobre as dificuldades que surgem quando um bebê chega a uma família. Ninguém aprende a criar um filho antes de ser pai e mãe. Não adianta ler, não adianta ver, é a relação com o bebê que gera os pais.”

Questionado sobre fontes de inspiração para a série, o autor Antônio Prata respondeu:
“A pesquisa foi basicamente olhar para nós mesmos. (…) Em Pais de Primeira, estamos na reunião, e a gente pergunta: ‘Bruna [Paixão], como foi para você a questão do suporte depois que você teve filho?’. Entre todos nós, fazemos isso. Claro que a gente lê sobre o assunto. A bibliografia são os livros que tenho. Em casa, tenho 30 a 40 livros que falam sobre a chegada de um bebê. Uma vasta biografia que usei e ainda uso com meus filhos. Também lemos blogs, principalmente quando tem um assunto específico, queremos saber o que as pessoas falam sobre isso.”

Pai de primeira viagem

O ator George Sauma ressaltou a emoção de dar vida a todas essas situações de um pai de primeira viagem, sem ainda ter passado por essa experiência.
“Foi muito interessante o fato de não termos filho na vida real. Porque se tivéssemos, já chegaríamos com experiência e bagagem, com hábitos. E nós nos deixamos levar, estávamos realmente vivendo aquilo pela primeira vez”, explicou o ator.

Tema de abertura: SE NÃO TIVER AMOR

Se não tiver amor não tem graça
Se não tiver amor não dá certo
Se não tiver amor nem cachaça
Se não tiver amor nem aperto

Mas se tiver amor eu me lanço
Quando se tem amor é tão lindo
Amor é nossa última chance
Amor, ai meu amor, bem-vinda!

Se não tiver amor eu me esqueço
Se não tiver amor já me esqueça
Se não tiver amor enlouqueço
Se não tiver amor, paciência

Mas se tiver amor o sol chega
Quando se tem amor de verdade
Amor é nossa última entrega
Amor, ai meu amor, saudade…

Veja também

  • segundachamada

Segunda Chamada

  • adivisao

A Divisão

  • aruanas

Aruanas

  • shippados

Shippados