Sinopse
Suzana, jovem circense, jura à mãe moribunda, Elisa, não seguir carreira no mundo circo, mas apaixona-se pelo trapezista Rodrigo. Juntos fazem arriscados números especiais.
MARIA HELENA DIAS – Suzana
CARLOS ZARA – Rodrigo
RENATO MASTER – Renato
CÉLIA COUTINHO – Paulina
SILVIO FRANCISCO – Alexandre
MARIA APARECIDA ALVES – Walquíria
BENTINHO – Meio-Quilo
EDMUNDO LOPES – Peteleco
LÍDIA VANI – Maria Teresa
VANDA MARCHETTI
GLAUCE GRAIEB – Clarice
LUIZ NORONHA – Alfredo
LÉA CAMARGO – Elisa
Novela Kolynos
Primeira das treze novelas que Ivani Ribeiro escreveu seguidas para o horário das 19h30 na TV Excelsior, por um período de cinco anos. Sobre a contratação da novelista, falou Zaé Júnior, então diretor de criação da agência de publicidade McCann Erickson, a Guilherme Bryan e Vicent Villari para o livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira”:
“A Kolynos era um de nossos principais clientes e, na época, a Colgate dominava a audiência na televisão com suas novelas de texto estrangeiro. Então nós começamos a trabalhar para lançar a Novela Kolynos, com texto absolutamente brasileiro. A própria direção da McCann achava que nós não iríamos ter audiência, e foi preciso muita briga. Contratamos a Ivani Ribeiro.”
Ivani permaneceu na Excelsior até a novela Dez Vidas, em 1970, culminando com o fim da emissora.
Universo circense
A novela teve um lançamento de honra e uma produção milionária para a época: 120 milhões de cruzeiros.
A história de Onde Nasce a Ilusão trazia no contexto o mundo do circo, suas alegrias e tristezas. Todavia, nada impediu que se sucedessem os clichês tradicionais de filmes do gênero, inclusive o clássico beijo entre os protagonistas enquanto realizavam os difíceis números de trapézio. (“Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes)
Para as gravações foi criado um verdadeiro ambiente circense: arrendou-se o Circo de Berlin, de Diogo Fernandes, com seus atletas, animais e aparelhos. E, pela primeira, vez as câmeras saíram do estúdio para gravar uma história completa para a TV ao ar livre. As gravações foram feitas nos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, São Paulo. (“Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções”, Carolline Rodrigues)
Outras novelas com o universo circense em seu contexto: À Sombra dos Laranjais (Globo, 1977), Sombras do Passado (SBT, 1983) e O Amor Está no Ar (Globo, 1997).
Deixe um comentário