Sinopse
Vito de Almeida, um homem egoísta e dominador, sentindo-se desprezado por Ângela, passa a subjugá-la, por meio de chantagem. Ela submete-se, a fim de proteger o irmão, acusado por ele.
Ângela compara Vito a um leopardo, tal a sua frieza e perversa determinação contra as suas presas. Ela é forçada a desmanchar o noivado para casar-se com seu impiedoso carrasco. Porém, com o tempo, Vito passa a amar profundamente a pobre moça.
ALTAIR LIMA – Vito de Almeida
MARIA ESTELA – Ângela
RODOLFO MAYER – Padre Júlio
LAURA CARDOSO – Carmem
FERNANDO BALERONI – Nonô
LIA DE AGUIAR – Ester
ROGÉRIO MÁRCICO – Odilon
SILVANA LOPES – Amália
DAVID NETO – Laerte
LUCY MEIRELLES – Celina
JONAS MELLO – Otávio
THILDE FRANCHESCHI
CLÉO VENTURA
ROBERTO BOLANT
EDUARDO ABBAS – Ataliba
JOVELTY ARCHÂNGELO
RÉGIS MONTEIRO – Edgar
CRISTINA MARA
MARLENE COSTA – Iara
CRISTINA MARTINEZ – Vivi
FLORIZA ROSSI – Zuleica
OSMANO CARDOSO
ELISA D’AGOSTINO
DOUGLAS MAZOLLA – Cuca
KATE HANSEN – Marília
MÁRCIA REAL – Odete
Dupla jornada
Então contratada da TV Tupi, Ivani Ribeiro escreveu O Leopardo para a TV Record sob o pseudônimo Arthur Amorim. Tratava-se da adaptação de um de seus trabalhos para o rádio.
Simultaneamente, a autora estreava a novela Camomila e Bem-Me-Quer, na Tupi. Seu marido, Dárcio Ferreira roteirizava O Leopardo, enquanto Ivani supervisionava o texto dele e escrevia a nova trama da concorrente.
Repercussão decepcionante
Um lançamento bombástico da Record, com superelenco e muita promoção.
Porém, a repercussão não acompanhou a expectativa. Ao seu final, a emissora extinguiu o horário das sete da noite para novelas.
E mais
A novela nada tem a ver com o célebre romance de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (Il Gattopardo), que por sua vez já havia rendido um filme de sucesso, em 1963: O Leopardo, de Luchino Visconti, com Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale.
Deixe um comentário