Bastidores
Trash + sofisticação
O Estranho Mundo de Zé do Caixão – também o nome de um filme de José Mojica Marins na época – foi um seriado exibido aos sábados na TV Tupi. Mojica era contratado pela emissora depois do sucesso de seu programa Além, Muito Além do Além na TV Bandeirantes.
Aqui, o Zé do Caixão narrava várias histórias de terror.
Foi curiosa a mistura do trash de Mojica com a sofisticação do diretor Antônio Abujamra, que bolou uma espécie de teleteatro em que Zé do Caixão entrava no cenário durante a história e fazia intervenções.
Ao contrário do tom realista usado na TV Bandeirantes, na Tupi o programa tinha um tom mais onírico e surreal. A iluminação destacava os personagens e criava o clima desejado; os cenários eram muitas vezes estilizados, como no teatro.
“Coisa de viado!”
O programa chegou a fazer sucesso no início, mas a audiência foi começando a cair. Os telespectadores que curtiam as histórias realistas da TV Bandeirantes reprovaram a sofisticação de Abujamra.
Porém, o estopim para o fim do programa foi a sugestão de botar Zé do Caixão recitando Pablo Neruda. Mojica, diante da sugestão, teria dito: “Poesia? Isso é coisa de viado!” Poucos meses depois, o programa saiu do ar.
Repetecos
Várias histórias do seriado foram aproveitadas nas revistas em quadrinhos de Zé do Caixão.
Em 1981, Mojica levou ao ar outra série própria, Um Show do Outro Mundo, dessa vez na TV Record.
Nos anos 2000, Mojica aproveitou o título do programa – O Estranho Mundo de Zé do Caixão – em outra atração sua, um programa de entrevistas, desta vez no Canal Brasil.
E mais
Em 2015, Matheus Nachtergaele viveu o personagem em Zé do Caixão, série biográfica exibida pelo canal de TV a cabo Space, em 6 capítulos.
a lei do talião
a incógnita
cartas a um desconhecido
o maldito
o dedo acusador
o passageiro do km 13
o marginal
a vingança do além
as mulheres do sr. a
o medo
o poder da verdade
a casa que o diabo habitou
episódios inéditos não filmados
feitiçaria (censurado)
o fabricante de abat-jours (censurado)
a testemunha (censurado)
o homem da capa preta (censurado)
neurose
o morfético
a última oportunidade
Deixe um comentário