Sinopse

Norma é insegura, sensível e emotiva. Sem acreditar no seu potencial, acabou terminando a faculdade casada com Cláudio e mãe de uma menina, Ana, atualmente com 16 anos. Até hoje trabalha na mesma empresa de pesquisa que começou a estagiar. Percentagens e modelos de comportamento são incorporados no seu cotidiano e ela quer sempre estar na média da população. Depois de inúmeras tentativas conseguiu se separar de Cláudio, mas o ex-marido faz todas as refeições em sua casa.

Cláudio nunca teve muita ambição na vida. Casou-se com Norma, abandonou a faculdade e foi trabalhar como vendedor de carros. Quando Norma decidiu pela separação, ele ficou sem rumo. O jeito foi correr para a casa da mãe, Dona Helou. Esta tem prazer em curtir sua viuvez nas gafieiras de terça-feira. A volta do filho para sua casa foi um tormento para Dona Helou e atrapalhou todo o seu esquema. Ela vai fazer de tudo para Cláudio reatar com Norma, para se ver livre dele.

Quando Ana, a filha, entrou na adolescência, passou a ter sérios problemas com a mãe, deixando-a desnorteada ao agir como uma mulher independente. É mais liberal e experiente do que Norma em relação a sexo e namoro, mas ficará preocupada quando a mãe tentar arrumar um namorado. No escritório, Norma trabalha com Andrade, apaixonado por ela, o chefe Coutinho, que mantém uma relação, não assumida, com a secretária Lúcia, o conferente Silva, e a copeira Maria Eulália.

Globo – 23h
de 4 a 18 de outubro de 2009
3 episódios

escrito por Luiz Villaça, Maurício Arruda, Carlos Gregório, Sérgio Goldenberg e Sérgio Roveri
redação final de Maurício Arruda
direção de Luiz Villaça e Cláudia Alves
direção geral de Luiz Villaça

DENISE FRAGA – Norma
CÁSSIO GABUS MENDES – Cláudio
EVA WILMA – Dona Helou
SAMYA PASCOTTO – Ana
AUGUSTO MADEIRA – Andrade
FÁBIO HEFORD – Coutinho
JU COLOMBO – Lúcia
FÁBIO NASSAR – Silva
MARISTELA CHELALA – Maria Eulália
HANI HALLAGE
e
DAN STULBACH

Faceta multimídia

Norma tinha uma faceta multimídia, pois os telespectadores podiam interagir com Denise Fraga (que interpretava a personagem-título) e interferir nos rumos da história.

“A plateia discute com Denise Fraga o conflito da personagem, sugere como ela deve agir frente a determinadas situações, ou até mesmo colabora com diálogos. Nas cenas de plateia, Denise improvisa bastante, levantando questões com o público que transcendem a dramaturgia. Os internautas também podem participar, já que as gravações em estúdio são transmitidas ao vivo pela internet”, explicou o roteirista Maurício Arruda na época do lançamento do programa.

Blog da Denise

O diretor Luiz Villaça, juntamente com os roteiristas Maurício Arruda e Sergio Goldenberg, compunham os episódios usando as contribuições enviadas pelo público. Por meio do Blog da Denise, era possível mandar ideias e sugestões de como ela deveria se comportar para refazer sua vida.

Semanalmente era realizado no Blog da Denise um chat onde todos podiam participar, sugerindo diálogos, cenas, comportamentos e tudo mais que a criatividade permitisse. Luiz Villaça e os roteiristas liam todas as sugestões disponibilizadas no chat e depois compartilhavam no blog.

Baixa audiência

A TV Globo decidiu suspender a exibição do programa devido à baixa audiência e pouca recepção que vinha apresentando. Em seu segundo episódio, Norma ficou em quarto lugar no Ibope da Grande SP, perdendo para o Programa do Gugu (Record), para o Programa Sílvio Santos (SBT) e para o Pânico na TV (RedeTV!). Isso fez com o que o terceiro episódio fosse também o último.

Veja também

  • sexofragil_logo

Sexo Frágil

  • cenaaberta_logo

Cena Aberta

  • casoseacasos_logo

Casos e Acasos

  • facasuahistoria_logo

Faça Sua História