Sinopse
A paleontóloga Júlia (Adriana Esteves) está no Japão à procura de fósseis de uma espécie pré-histórica para finalizar sua tese de doutorado. Um terremoto a faz perder sua pesquisa. É quando ela conhece Ícaro (Mateus Solano), um inventor em busca de métodos tecnológicos para criar um robô com as características de Naomi (Flávia Alessandra), sua amada esposa que desapareceu e foi dada como morta há alguns anos em um acidente.
Ícaro revela a Júlia que na cidade onde vive, no interior de São Paulo, foram descobertas recentemente ossadas pré-históricas de milhões de anos. Júlia vê nesta oportunidade a chance de realizar o maior feito de qualquer pesquisador: descobrir uma nova espécie de dinossauro. Ao chegar na cidadezinha de Preciosa, ela conhece Abner (Marcos Pasquim), viúvo rude, dono de uma fazenda e pai da pequena Tonica (Klara Castanho).
Os fósseis descobertos estão no cafezal da fazenda e Abner é contra as pesquisas em suas terras. Para tentar convencê-lo da exploração do lugar, Júlia tem o apoio do populista e demagogo prefeito da cidade, Isaías (Ary Fontoura). Entre tapas e beijos, a atração fala mais alto e Abner e Júlia engatam um romance. Porém, esse amor tem um forte obstáculo: Celeste (Vanessa Giácomo), irmã da falecida esposa de Abner, apaixonada por ele.
Preciosa vive às voltas com moradores pitorescos. Como Salomé (Jandira Martini), mãe de Celeste, uma mulher sovina que não sossegará enquanto não separar o filho Marcos (Sérgio Marone) da mulher dele, Natália (Carol Castro). E o prefeito Isaías e a primeira-dama Minerva (Elizabeth Savala), que aguardam a volta do filho Áureo (André Gonçalves), que já abandonara Celeste no altar e que agora está completamente mudado, já que saiu do armário.
E Dulce (Cássia Kiss), humilde e simplória vendedora de cocadas, orgulhosa do filho Guilherme (Klebber Toledo), que acredita ter se formado médico, mas que na verdade torrou a grana que ela mandava para custear seus estudos na capital. Guilherme, além de iludir a mãe mentindo que é médico recém-formado, tenta enganar Alice (Marina Ruy Barbosa), filha do prefeito, dizendo que é rico, e não um “vira-lata”, como a moça arrogantemente se refere aos pobres.
ADRIANA ESTEVES – Júlia
MARCOS PASQUIM – Abner
MATEUS SOLANO – Ícaro
FLÁVIA ALESSANDRA – Naomi / Naomi robô
CÁSSIA KISS – Dulce
ARY FONTOURA – Isaías Alves Junqueira (Zazá)
ELIZABETH SAVALA – Minerva
JANDIRA MARTINI – Salomé
VANESSA GIÁCOMO – Celeste
ANDRÉ GONÇALVES – Áureo
KLEBBER TOLEDO – Guilherme
MARINA RUY BARBOSA – Alice
BÁRBARA PAZ – Virgínia
PAULO VILHENA – Cristiano
CAIO BLAT – Leandro
CARLA MARINS – Amanda
OTAVIANO COSTA – Élcio / Elaine
GABRIELA CARNEIRO DA CUNHA – Raquel
ANDERSON DI RIZZI – Sargento Xavier
JOAQUIM LOPES – Josué
WALDEREZ DE BARROS – Hortência
PAULO JOSÉ – Plínio
PAULO GOULART – Dr. Eliseu
VERA MANCINI – Cleonice
LUÍS MELLO – Oséias
ANDRÉ BANKOFF – Tiago
RODRIGO HILBERT – Fernando
NÍVEA STELMANN – Lavínia
CAROL CASTRO – Natália
SÉRGIO MARONE – Marcos
MAX FERCONDINI – Wilson
MICHEL BERCOVITCH – John Lewis
CISSA GUIMARÃES – Augusta
EROM CORDEIRO – Padre Francisco
MARISOL RIBEIRO – Melissa
NEUSA MARIA FARO – Palmira
SANDRA BARSOTTI – Dora
NARJARA TURETTA – Lílian
RICARDO VANDRÉ – Moisés
FLÁVIA GARRAFA – Carolina
SUZY RÊGO – Duda Aguiar
CRISTINA MUTARELLI – Pink
ARY FRANÇA – Dorival
MIRIAM LINS – Irene
GUILHERME GONZALEZ – Efraim
EMILIANO QUEIROZ – Deodato
ILDI SILVA – Lídia
JULIANA SCHALCH – Lara
BÁRBARA SILVESTRE – Inês
MAURO GORINE – Roney
DHU MORAES – Janice
CELSO BERNINI – Bira
BRUNA SPÍNOLA – Abelha (Maria Eduarda)
CHAO CHEN – Akira
LUANA TANAKA – Keiko
MIWA YANAGISAWA – Tieko
COSME DOS SANTOS – Bento
DANIELA FONTAN – Marli
JUREMA REIS – Maria João
ALINE PEIXOTO – Márcia
MÁRCIO TADEU DE LIMA – Herculano
KARLA KARENINA – Anecy
THIAGO LUCIANO – Everton
DIONÍSIO NETO – Dr. Aquiles
FERNANDO RONCATO – Renato
KEFF OLIVEIRA – Caco
GUILHERME NASRAUI – Daniel
CAMILA CHIBA – Hoshi
MARCOS MIURA – Shiro
KEN KANEKO – Hinoue
VERÔNICA ROCHA – Selma
RAEL BARJA – Tutu
ANTÔNIO FIRMINO – Igor
OSWALDO LOT – Zé Paulo
as crianças
KLARA CASTANHO – Tonica
JOAQUIM AMORIM – Nelsinho
HENRY FIUKA – Rafael
CAROL MURAI – Kimmy
e
ANA ROSA – Dinorá (trabalha na fazenda de Abner, mãe de Josué e Daniel, mulher de Nivaldo, irmã de Salomé)
BIJU MARTINS
CACÁ AMARAL – Diogo Figueiredo (pai de Guilherme)
CAMILO BEVILÁCQUA – padre que substitui Padre Francisco
CARLOS SATO – escavador
CAROLINE ABRAS – Tânia (auxiliar de Júlia que se envolve com Guilherme)
CÁSSIO PANDOLFI – juiz no julgamento de Naomi
CLÁUDIA OHANA – Alzira (falecida mulher de Abner)
CLÁUDIO JABORANDY – Nivaldo (marido de Dinorá, pai de Josué e Daniel)
CLÁUDIO TOVAR – Eugênio Santorini (responsável pelo Museu de Cera de Santorini)
CLEITON MORAES – amigo de Guilherme
CRISTINA AMADEO – juiza que dá a Dulce a guarda do filho de Márcia
CRISTINA SANO – Tomie (tia de Keiko no Japão)
DANIEL UEMURA – escavador
DIOGO BRANDÃO
DOUGLAS DE SÁ
EDUARDO DI TARSO
EIJI OKUDA – cientista japonês
ERIK MARMO – Davi (fotógrafo que vai a Preciosa fotografar Duda Aguiar nua)
GIAN BERNINI – amigo de Guilherme
HÉLIO RIBEIRO – Lerner (representante do financiador das pesquisas de Júlia)
HENRIQUE CÉSAR – Padre Aloísio (morre no inicio da novela)
ISAAC BERNAT – advogado responsável pela transferência da casa de Ícaro para Salomé
JADE SEBA – Gisele
JANDIR FERRARI – Dr. Juarez Rosa (promotor do julgamento de Naomi)
KARLA NOGUEIRA
LAÉRCIO FONSECA
LEANDRO RIBEIRO – Heitor (motorista de Isaías e Minerva)
LUAN SANTANNA como ele mesmo
LUCIANA BARBOSA
MANOEL ELIZIÁRIO
MARCELO PORTINARI – funcionário do Museu de Cera de Santorini
MÁRCIA CABRITA – Madame Xuxu (dona do bordel onde Marcos leva Cristiano)
MARCOS TAKEDA – tradutor
MÁRIO HERMETO – Dr. Juarez Rosa
MÁRIO JORGE ANDRADE – dublador de Zariguim
MICHEL DUMMAR
MURILO ELBAS – patrão de Guilherme quando ele trabalha como varredor de ruas
PAULO GIARDINI – oftalmologista de Ícaro
PAULO REZENDE
POLLIANA LACERDA
RAFA DE MARTINS – professor na manifestação em frente á prefeitura
RAPHAEL VIANA – Tadeu (médico que cuida do caso de Rafael, filho de Ícaro)
ROSINA LOBOSCO
SHIMON NAMIAS – juiz do julgamento de Guilherme
SYLVIA MASSARI – mãe de Júlia no último capítulo
TARCÍSIO FILHO – Pimentel (delegado titular de Preciosa, acaba assassinado e é substituído por Wilson na delegacia)
VINÍCIUS SOARES
WILLIAM VITTA – vende um papagaio para Efraim
ZÉCARLOS MACHADO – pai de Júlia no último capítulo
– núcleo de JÚLIA (Adriana Esteves), paleontóloga. Está no Japão quando acontece um terremoto e perde toda sua pesquisa. Volta ao Brasil decidida a encontrar uma nova espécie de dinossauro, mais precisamente na cidadezinha de Preciosa, interior de São Paulo, nas terras de um fazendeiro. Mas precisa convencê-lo a permitir a exploração de suas terras:
os assistentes: VIRGÍNIA (Bárbara Paz), bonita e inteligente, mas desonesta. Vende fósseis no mercado internacional. Ambiciosa, quer um grande casamento,
CRISTIANO (Paulo Vilhena), recém-formado, mas pouco inteligente. Muitas vezes mais atrapalha do que ajuda
o noivo, no início, JOHN LEWIS (Michel Bercovicth), inglês, ganancioso. Organiza com Virgínia uma rede de tráfico de fósseis, sem que Júlia perceba
o avô DEODATO (Emiliano Queiroz), com a saúde muito debilitada, ficou sob os cuidados dela.
– núcleo de ABNER (Marcos Pasquim), dono de uma fazenda de café em Preciosa. Endividou-se porque pediu um empréstimo para pagar o tratamento da doença da sua esposa, que mesmo assim faleceu. É um homem rude, estourado, mas muito carinhoso. Apaixona-se por Júlia e, ao mesmo tempo, entra em guerra contra ela, pois jamais permitirá que a paleontóloga arranque seus pés de café para procurar “ossos velhos” em suas terras:
a filha TONICA (Klara Castanho), menina muito esperta. A princípio, implica com Júlia
a mãe HORTÊNCIA (Walderez de Barros), viúva, rústica e caipira, é a típica mãe com a sabedoria das mulheres do campo
a irmã RAQUEL (Gabriela Carneiro da Cunha), tem o mesmo temperamento explosivo, mas é mais moderna
o amigo BENTO (Cosme dos Santos), trabalhador do campo, seu principal conselheiro
a mulher de Bento, MARLI (Daniela Fontan), amiga da família, ajuda na secagem do café e na roça
o filho de Bento e Marli, NELSINHO (Jorge Amorim Ramos), amigo de Tonica.
– núcleo de ÍCARO (Mateus Solano), médico, mas sua paixão é pela tecnologia. Perdeu a esposa durante um passeio de barco. Apaixonado, não mede esforços para dar vida a um robô com a aparência exata da falecida. Para isso viaja ao Japão em busca de novas tecnologias. Passa muitas horas em seu laboratório dedicado à produção de sua invenção:
a mulher NAOMI (Flávia Alessandra), que ele acreditava que estivesse morta. Desapareceu durante um passeio de barco. Anos depois, reaparece. Enganou o marido sobre a paternidade de um menino, que afirmou ser do casal
a robô NAOMI (Flávia Alessandra), criada à imagem e semelhança de sua mulher. Inicialmente não sabe a diferença entre humanos e robôs. Vai criar personalidade e sentimentos, embora não saiba o que é o amor
o mascote ZARIGUIM, robô, seu amigo e conselheiro. Fala de amor para Naomi. Ajudará Júlia a detectar ossadas
o jardineiro LEANDRO (Caio Blat), rapaz simples, meio ingênuo. Romântico, vai se apaixonar por Naomi sem saber que se trata de um robô
a empregada PALMIRA (Neusa Maria Faro), vive assustada com os robôs e as invenções do patrão no laboratório
o menino RAFAEL (Henry Fiuka), apresentado como filho de Naomi e Ícaro, o que não era verdade. Perdeu a capacidade de andar após um acidente e também teve leucemia mas, graças ao tratamento médico com Ícaro, conseguiu se curar do câncer e voltar a andar. Ícaro o registra como seu filho
a enfermeira AMANDA (Carla Marins), a verdadeira mãe de Rafael. Interesseira, usou o menino para se aproximar de Ícaro.
– núcleo de CELESTE (Vanessa Giácomo), irmã da falecida mulher de Abner. Foi noiva do filho do prefeito, que sumiu de forma misteriosa. Ressentida, mas de fala mansa, só se irrita quando chamada por seu apelido: “encalhada”. Sempre foi apaixonada por Abner, com quem sonha em se casar. É a primeira a perceber seu amor por Júlia e está disposta a impedir essa união:
a mãe SALOMÉ (Jandira Martini), mesquinha, apesar de ter muito dinheiro guardado. Deseja casar a filha com Abner e tomar a mansão de Ícaro, já que foi casada com o tio dele. Inferniza a vida da nora. Hipocondríaca, ambiciona casar-se com um médico da cidade
o irmão MARCOS (Sérgio Marone), dono de um café na cidade. Dominado pela mãe, acredita em todas as histórias que ela inventa contra a sua mulher
a cunhada NATÁLIA (Carol Castro), adora o marido e é vítima da sogra. Em função das fofocas dela, vive em guerra com Marcos. Seus maiores sonhos são: a casa própria e filhos
a empregada CLEONICE (Vera Mancini), há anos mal-tratada por Salomé. Por um golpe de sorte, conseguiu ficar com toda a fortuna da patroa. Para se vingar, fez Salomé cuidar dos serviços domésticos de sua casa.
– núcleo de ISAÍAS (Ary Fontoura), prefeito de Preciosa, corrupto e populista. Preocupado com a estagnação da cidade por falta de investimentos, vai abraçar a ideia de transformá-la na “Cidade dos Dinossauros”. Por isso, ajuda Júlia em sua busca pelos fósseis nas terras de Abner:
a mulher MINERVA (Elizabeth Savala), dominadora, ardilosa e interesseira. É a primeira a perceber o potencial turístico da descoberta dos dinossauros e, por isso, se transformará na principal aliada de Júlia. Não gosta de Celeste, ex- noiva de seu filho, nem de Abner
os filhos: ÁUREO (André Gonçalves), foi noivo de Celeste, mas rompeu o compromisso, saiu da cidade e passou anos fora. Retorna depois de muito tempo completamente mudado: saiu do armário e hoje é um gay afetadíssimo, o que mata seus pais de vergonha. Vai ser grande amigo e aliado de Celeste em suas armações. Ao longo da trama, tem uma “recaída” com Celeste, que volta a ficar apaixonada por ele,
e ALICE (Marina Ruy Barbosa), mimada pelos pais, que sempre lhe dão tudo o que deseja. Fútil, voluntariosa, arrogante e preconceituosa. Odeia gente pobre, a quem chama de “vira-latas”. Ao longo da trama, descobre-se que é, na realidade, adotada. Sua mãe biológica é uma mulher muito pobre, uma “vira-lata”
o irmão PLÍNIO (Paulo José), afável, bondoso e gentil. Minerva o considera um estorvo em casa. Apaixonado desde a juventude por Hortência, vai tentar reconquistá-la
o enfermeiro RENATO (Fernando Roncato), contratado por Minerva para cuidar das queimaduras de Alice, apaixonou-se por ela
a empregada SELMA (Verônica Rocha), por ter sido criada por Minerva, trabalha sem receber salário. Vai descobrir seus direitos e lutar por eles
o líder da oposição na Câmara AQUILES (Dionísio Neto), defendendo os interesses de Abner, fará tudo para impedir a desapropriação de suas terras e as escavações de Júlia
a secretária MARIA JOÃO (Jurema Reis), sobrinha de Bento
o assistente EVERTON (Thiago Luciano)
o motorista HEITOR (Leandro Ribeiro).
– núcleo de DULCE (Cássia Kiss), faxineira do hotel de Preciosa e vendedora de cocadas. Trabalhou pesado e se sacrificou para pagar os estudos de Medicina de seu filho no Rio de Janeiro. Ele é seu orgulho, a realização de seus sonhos. Mas o rapaz gastou o que recebia da mãe em diversão e poderá ser uma grande decepção para ela:
o filho GUILHERME (Klebber Toledo), de caráter duvidoso, é bem diferente da mãe. Usou o dinheiro dela para se divertir no Rio de Janeiro e nunca pagou uma mensalidade da faculdade. Sequer passou no vestibular. Quando volta à Preciosa, finge ser médico formado. Vai tentar dar o golpe do baú em Alice. Tem vergonha da mãe a ponto de fingir que não a conhece.
– núcleo de OSÉIAS (Luís Mello), diretor do banco da cidade, com poder sobre os agricultores. Vai casar pela segunda vez com uma mulher bem mais nova:
os filhos: TIAGO (André Bankoff), formado em Direito, não exerce a profissão pois é apaixonado por dinossauros. Vive dedicado às escavações, para desespero do pai. Tímido e introvertido
e FERNANDO (Rodrigo Hilbert), formou-se em Economia e trabalha no banco com o pai. Levou um baque ao saber que o pai vai se casar com uma antiga paixão
a noiva LAVÍNIA (Nívea Stelmann), fútil e vaidosa, casa-se por interesse. Foi namorada de Fernando no passado e não sabia que Oséias era seu pai
a irmã DORA (Sandra Barsotti), solteirona, desde a morte da cunhada dedica sua vida a cuidar do irmão e dos sobrinhos. No início, a presença de Lavínia vai parecer uma ameaça
a amada de Tiago, LÍDIA (Ildi Silva), foi ajudada por ele quando corria risco de vida. Porém, Oséias ficou contra essa relação. Tiago decidiu enfrentar o pai para ficar ao lado dela
a secretária MELISSA (Marisol Ribeiro).
– núcleo de ELISEU (Paulo Goulart), médico da cidade, é um homem bom. Alvo das investidas de Salomé, que sonha em casar-se com ele. Aceita Guilherme como assistente, mas logo percebe que ele não é médico. Manterá o segredo para não decepcionar Dulce:
os filhos: LARA (Juliana Schalch), apaixona-se por Fernando, que não se interessa por ela,
INÊS (Bárbara Silvestre), apaixona-se por um garçom, com quem tem uma relação divertida,
e WILSON (Max Fercondini), assume a delegacia de Preciosa após da morte do delegado. Aproximou-se de Melissa para tentar esquecer a ex-namorada, uma nissei
a funcionária ELAINE, que na verdade é ÉLCIO (Otaviano Costa) disfarçado de mulher. Foge de São Paulo para evitar o mandado de prisão por não pagamento de pensão alimentícia a três ex-esposas. Como Elaine, vai trabalhar na casa do Dr. Eliseu, onde se apaixona por Lara.
– núcleo de JOSUÉ (Joaquim Lopes), primo de Celeste e Marcos, sobrinho de Salomé. Trabalha na fazenda de Abner. Associa-se a Virgínia no mercado negro de fósseis:
os pais: NIVALDO (Cláudio Jaborandy), alcoólatra, vive bêbado pela cidade
e DINORÁ (Ana Rosa), irmã de Salomé. As duas são de família pobre. Salomé casou-se com um homem rico e herdou uma fortuna, mas nunca quis ajudar a irmã. Trabalha na fazenda de Abner, ajudando Hortência. Sofre com as bebedeiras do marido
o irmão DANIEL (Guilherme Nasraui), bom rapaz. Junto com a mãe, corre as ruas atrás de seu pai, que vive bebendo pela cidade.
– núcleo do spa de AUGUSTA (Cissa Guimarães). Autoritária, fiscaliza os hóspedes que querem fugir do regime. Amiga de Élcio, foi ela quem o infiltrou na casa do Dr. Eliseu como Elaine:
a médica CAROLINA (Flávia Garrafa), rígida, responsável pelos regimes
o garçom EFRAIM (Guilherme Gonzalez), divertido, faz piadas com os clientes. Às escondidas, ajuda a traficar doces. Apaixona-se por Inês, filha do Dr. Eliseu
os clientes: DUDA AGUIAR (Suzy Rêgo), famosa atriz que depois de engordar está se preparando para posar nua. Precisa do dinheiro para recuperar suas finanças abaladas depois da separação. Mas, gulosa, ajuda no tráfico de guloseimas e acaba engordando,
PINK (Cristina Mutarelli), riquíssima, só se veste de rosa e obriga o marido a se internar no spa com ela,
DORIVAL (Ary França), marido de Pink. Divertido, mas sempre é humilhado pela mulher. Apesar de magro, vive no spa por imposição dela. Participa do tráfico de doces,
e IRENE (Miriam Lins), não é gorda, mas é viciada em cirurgia plástica, regimes e tratamentos de beleza
o filho de Irene, CACO (Keff Oliveira), resolveu passar algum tempo no spa com a mãe. Acabou se envolvendo com Inês
o personal trainner IGOR (Antônio Firmino), desejado por Augusta, Carolina e Irene
o massagista ZÉ PAULO (Oswaldo Lot), bonitão, é o delírio das clientes e das mulheres da cidade.
– núcleo de RONEY (Mauro Gorini), dono do hotel e do melhor restaurante da cidade, tio de Leandro. Bondoso, é amigo dos hóspedes:
a mulher JANICE (Dhu Moraes), responsável pela cozinha do restaurante, se torna amiga e confidente de Júlia
o garçom BIRA (Celso Bernini), fica amigo da equipe de Júlia
a funcionária do hotel ABELHA (Bruna Spínola), após muitas confusões, conseguiu conquistar a confiança de Cristiano e casou-se com ele.
– núcleo de MÁRCIA (Aline Peixoto), aceita se relacionar sem compromisso com Guilherme na esperança que ele venha a se apaixonar por ela. Foi a primeira a descobrir a mentira do rapaz, que fingia ser formado em Medicina. Teve um filho com ele (batizado de AMADEU) e morreu após o parto:
os pais: HERCULANO (Márcio Tadeu de Lima), engraçado, mas conservador. Não sabe que a filha namora Guilherme,
e ANECY (Karla Karenina), despachada e firme. Só não percebe que a filha vive se encontrando com Guilherme.
– núcleo nipônico:
AKIRA (Chao Chen), assistente de Ícaro, seu fiel escudeiro. Engenheiro formado
TIEKO (Miwa Yanagisawa), mãe de Akira, dona de um salão de beleza. Quer conseguir uma esposa para o filho, por isso coloca um anúncio na internet para a comunidade brasileira no Japão
SHIRO (Marcos Miura), nissei, primo de Akira, mora com Tieko. Advogado, defenderá Abner nas causas contra a desapropriação de suas terras
KEIKO (Luana Tanaka), nissei, foi trabalhar no Japão como operária com a esperança de fazer fortuna. Acaba aceitando voltar ao Brasil atendendo ao anúncio de Tieko. Ao chegar aqui, não se sente atraída por Akira. Interessa-se pelo delegado Wilson, filho do Dr. Eliseu
KIMMY (Carol Murai), filha de Keiko, de cinco anos
HOSHI (Camila Chiba), prima de Keiko, tem fascínio por mangás. No Brasil, muitas vezes se veste de gótica
HINOUE (Ken Kaneko), monge budista, vive no templo e dá conselhos a todos
TUTU (Rael Baria), funcionário no salão de Tieko.
– demais personagens:
LÍLIAN (Narjara Turetta), trabalha na mercearia do marido. Foi mãe solteira muito jovem e deixou seu bebê com o prefeito Isaías e Minerva, que criaram a menina como filha: Alice. Depois de muito humilhada pela filha, decidiu revelar a verdade
MOISÉS (Ricardo Vandré), marido de Lílian, é o dono de um bar e mercearia
DR. PIMENTEL (Tarcísio Filho), delegado de Preciosa. Firme, é quem intervém nas tentativas de Júlia em desapropriar a fazenda de Abner e também na disputa de Salomé pela mansão de Ícaro. Acaba assassinado e é substituído na delegacia por Wilson
XAVIER (Anderson di Rizzi), policial caipira e engraçado. Vai apaixonar-se por Elaine, sem desconfiar que ela é Élcio
FRANCISCO (Erom Cordeiro), pároco de Preciosa. É alvo da paixão de Melissa.
Terremoto no Japão
De acordo com Walcyr Carrasco, a ideia para escrever a novela surgiu quando ele descobriu que Marília, cidade do interior de São Paulo onde foi criado, é um local onde se encontram ossadas de dinossauros. E como Marília tem forte influência da colônia japonesa, e o Japão é o país da robótica, o autor uniu estes dois mundos extremos na novela.
Além, de Marília (SP), a equipe de produção se deslocou para o Japão para gravar as primeiras cenas. O Monte Fuji serviu de cenário para um grande terremoto que aconteceu em um sítio paleontológico. A cena foi gravada meses antes da estreia da novela. Duas semanas antes de ir ao ar o primeiro capítulo, um dos maiores terremotos que já se teve notícia devastou uma região do Japão.
Mesmo em se tratando de um momento delicado e de apreensão em todo o mundo, a Globo não editou a coincidência entre vida real e a história da trama. A emissora afirmou que novelas não têm compromisso com a realidade e que o terremoto ficcional iria ao ar de maneira respeitosa, do jeito que foi concebida, sem a preocupação de se era ou não de mau gosto para aquele momento atual.
“O Japão é um lugar onde terremotos são constantes, mas numa escala bem menor. Quando escrevi a cena, fiquei até preocupado se teria credibilidade por se tratar de um grande terremoto”, contou Walcyr Carrasco.
Além de no Monte Fuji, a Globo gravou por 15 dias em plantações de arroz, templos e restaurantes no Japão.
Imagens da cidade de Tóquio e de cidadãos japoneses abriram o primeiro capítulo. Antes das primeiras cenas, uma mensagem lida pelo ator Mateus Solano dedicou a novela ao país, por causa do terremoto e tsunami ocorridos no início de março de 2011.
“Esta novela foi gravada no final de 2010, antes da tragédia que abalou o Japão. Lamentamos profundamente os acontecimentos recentes. Todos nós da equipe de Morde e Assopra dedicamos nossa solidariedade ao povo japonês que nos recebeu tão bem e desejamos que a harmonia volte a reinar na terra do sol nascente”, dizia o comunicado lido pelo ator, que vivia um dos protagonistas da história.
Na sequência, foi exibida a primeira cena da novela, um terremoto, da qual participaram os atores Adriana Esteves, Paulo Vilhena e Bárbara Paz.
Rejeição
Morde e Assopra custou para engrenar, passando por uma série de percalços. Logo após a exibição dos primeiros capítulos, a imprensa começou a divulgar desentendimentos entre o autor Walcyr Carrasco e o diretor de núcleo Rogério Gomes, inclusive com a interferência direta do autor nos trabalhos de edição. (“Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”, Fábio Costa)
Dinossauros e Robôs era o título provisório da novela. Ainda bem que não ficou, pois a trama que envolvia robótica foi atenuada e os dinossauros acabaram sumindo por rejeição do público. A primeira reunião do grupo de discussão – que avalia o andamento da novela – apontou que os dinos não agradaram. Talvez por isto a novela tenha derrapado no ibope nos primeiros meses.
Morde e Assopra não escapou das nuances próprias da obra de Carrasco em novelas anteriores: sequências de pastelão com direito a torta na cara e gente sendo arremessada, casamentos desfeitos no altar, núcleo caipira caricato, com algum animal de estimação (uma minivaca, no caso) e humor ingênuo e infantil. E dramalhão folhetinesco.
Saia justa com Aguinaldo
Os novelistas Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva protagonizaram uma saia justa envolvendo Morde e Assopra e a novela das nove Fina Estampa, de Aguinaldo. Este acusou Carrasco de ter-lhe roubado uma ideia durante um jantar que tiveram antes da estreia de suas novelas. Aguinaldo teria contado a Carrasco sobre a trama do filho que estuda Medicina e tinha vergonha da mãe – em Fina Estampa, os personagens de Caio Castro e Lília Cabral.
Carrasco acabou usando esta mesma trama em Morde e Assopra, com os personagens Guilherme (Klebber Toledo) e Dulce (Cássia Kiss). Acontece que a novela das sete de Carrasco estreou antes da trama de Aguinaldo, às nove, e ficou parecendo que era Aguinaldo quem tinha copiado Carrasco.
Mudança de alvo
Com apostas criativas – entende-se os dinossauros e robôs – não surtindo efeito, Walcyr Carrasco rearranjou algumas tramas e personagens de Morde e Assopra (o delegado vivido por Tarcísio Filho e o casal de Ana Rosa e Cláudio Jaborandy saíram da novela) e resolveu apelar para o dramalhão rasgado. E, para isto, elevou uma trama paralela a trama central.
O drama da simplória vendedora de cocadas Dulce (Cássia Kiss) renegada pelo filho ingrato Guilherme (Klebber Toledo) ganhou uma dimensão jamais imaginada no início da novela. E muito se deve ao talento de Cássia ao desenvolver sua personagem com sensibilidade – ainda que caindo na caricatura, mas segurando a personagem pela emoção.
O público reagiu positivamente, elevando a audiência da novela. Talvez, para não descaracterizar sua trama de vez, o autor tenha colocado a protagonista “oficial” Júlia (Adriana Esteves) a contracenar com Dulce e Guilherme, funcionando como uma espécie de “mediadora” da relação mãe-filho.
Ganhou destaque também a relação conturbada entre Guilherme e a patricinha Alice (Marina Ruy Barbosa), que rejeitou o namorado quando descobriu que ele era de origem humilde, um “vira-lata” como ela se referia com arrogância às pessoas pobres. Até que Alice percebeu ser ela também uma vira-lata, ao descobrir a identidade de sua mãe verdadeira, Lílian (Narjara Turetta), que era empregada em sua casa. Mais folhetinesco, impossível. Foi com esses entrechos dramáticos que a novela finalmente fisgou seu público.
Elenco
Além de Cássia Kiss, destacaram-se André Gonçalves, como o gay estereotipado Áureo, responsável pelos momentos mais hilários da novela; Vanessa Giácomo, como Celeste, frequente companheira de cena de Áureo; Jandira Martini, como Dona Salomé, a sovina mãe de Celeste; e Vera Mancini, como a engraçada Cleonice, empregada de Salomé que fica rica.
Primeira novela da atriz Flávia Garrafa e do ator Anderson di Rizzi. Primeira novela na Globo do ator Joaquim Lopes.
Robôs
A novela Tempos Modernos, de Bosco Brasil, exibida em 2010, também tinha a ideia de apresentar uma personagem robô, vivida por Grazi Massafera. Porém, diante da pouca repercussão da trama, Grazi acabou ficando como uma personagem real. O robô que já existia (a máquina Frank) foi tirado da novela, inclusive.
Em Morde e Assopra, Carrasco retomou a ideia, apresentando a robô Naomi (Flávia Alessandra), criação do cientista Ícaro (Mateus Solano), cópia de uma mulher de verdade, a sua amada. E novamente o público torceu o nariz para a trama robótica. A Naomi verdadeira retornou e passou a haver uma disputa folhetinesca entre a humana e a máquina pelo amor de Ícaro.
Um dos personagens mais inusitados da trama, o robô Zariguim era amigo de Ícaro e teve participação importante na criação da robô Naomi. Além de auxiliar na construção da andróide, ele a ajudou a descobrir os seus “sentimentos”.
Fabricado na França, Zariguim foi descoberto pela equipe da novela no Japão, em uma feira de pesquisas em tecnologia.
“Foi o que atendeu melhor a nossa necessidade, porque anda sem cabo nenhum e está pronto para receber várias funções. Já veio com alguns programas instalados e, como possui wi-fi e bluetooth, comandamos ele por um laptop durante as gravações”, explicou o produtor de efeitos especiais Vitor Quintella.
Além de Vitor, cinco pessoas acompanharam Zariguim diariamente e ensinaram, na véspera das gravações, os movimentos que eram executados em cena. A equipe foi treinada durante uma semana por um funcionário da fábrica francesa. Feito com motores de alta tecnologia, o robozinho tinha sensores táteis no corpo inteiro e respondia ao toque dos atores em cena.
“Ele tem um sonar para não cair e é ativado pelo ator que estiver em cena, que toca em determinadas partes do seu corpo, acionando as ações programadas pela nossa equipe. Se o Zariguim tiver que pegar uma pinça no chão, ensinamos esse movimento e estabelecemos que ele fará essa ação se for tocado na cabeça, por exemplo. Além disso, ele escaneia o rosto dos atores e consegue acompanhar todos os movimentos”, revelou.
Com voz própria, o robô foi programado originalmente para falar em inglês, francês ou chinês. Por isso Zariguim era dublado. Recebia as falas junto com a programação do movimento e falava ao vivo durante a gravação, respondendo ao comando da equipe de efeitos especiais.
A novela Transas e Caretas, de Lauro César Muniz (1984), também tratava do choque entre o antigo e o futurístico e tinha um robozinho mascote em sua trama: Alcides. O ator anão Quinzinho se caracterizou de robô para dar vida ao personagem.
Para montar o visual da robô Naomi, nada de vestidos futuristas: a inspiração foi a atriz francesa Brigitte Bardot.
“Clareamos o cabelo da Flávia e fizemos o penteado bem parecido com o da Brigitte Bardot. Na maquiagem, contornamos a boca em formato de coração e delinamos os olhos com lápis preto. Esse visual misterioso ajuda para a personagem robô”, revelou a supervisora de caracterização Valéria Toth.
Os tecidos usados pelo figurino também foram escolhidos com intuito de ajudar a atriz a interpretar uma máquina.
“São tecidos mais pesados e duros, que dão menos flexibilidade, já que os movimentos da robô são mais mecanizados. Mas ela também usa blusinhas de renda, dando ar de feminilidade. São roupas que já estavam no armário da Naomi mulher e que foram usadas pelo Ícaro na Naomi robô”, explicou a figurinista Natália Duran. “Usamos cores mais sóbrias no guarda-roupa da personagem, como pretos e cinzas”, completou.
Boicote
Fisioterapeutas promoveram um boicote contra a novela. Indignada com uma cena, a fisioterapeuta Vanessa Traça criou no Facebook o evento “Boicote ao Auxiliar de Fisioterapia da Novela Morde e Assopra“. A polêmica começou após a sequência, veiculada no capítulo do dia 31/08/2011, em que o menino Rafael (Henry Fiuka) iniciava tratamento fisioterapêutico com o personagem Renato (Fernando Roncato), que foi apresentado como enfermeiro e auxiliar de fisioterapia.
No manifesto, que teve mais de 5 mil participantes, os internautas pediam uma retratação da TV Globo sobre o assunto. O Crefito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) postou em seu site uma nota de repúdio à cena afirmando que “a fisioterapia é uma profissão de nível superior regulamentada por lei” e que seu exercício “é exclusivo dos profissionais graduados em curso superior de fisioterapia”.
Sobre o episódio, Walcyr Carrasco se pronunciou:
“Só quis deixar claro que o enfermeiro não era um fisioterapeuta, mas que contribuiria dentro de suas limitações para amenizar a dor do paciente. Quando ele disse que fez cursos técnicos, não se referiu à fisioterapia em si. Na minha cabeça, ele estava falando de cursos técnicos em terapias alternativas, das quais sou adepto. Mas acho que isso não ficou claro.”
Abertura
A abertura apresentava os dois temas centrais da novela, a paleontologia e a robótica, por meio de uma divertida animação tridimensional que explorava a relação de amor e ódio entre um dinossauro e uma robô.
Os personagens da abertura saltaram para as lojas: a Globo Marcas lançou no mercado as versões em boneco de pelúcia do dinossauro Cyber e da robô Dina.
Closed caption
Morde e Assopra foi a primeira novela do horário das sete da Globo a ser transmitida com closed caption – embora as novelas das 18 e 21 horas já usassem este recurso anteriormente. O processo permite a deficientes auditivos captarem em forma de legendas o que não se ouve na tela.
Trilha sonora nacional
01. OLHA – Ivete Sangalo (tema de Ícaro e Naomi)
02. NÃO PRECISA – Paula Fernandes (participação especial de Victor & Léo) (tema de Marcos e Natália e de Cristiano e Abelha)
03. MUITO ESTRANHO (CUIDA BEM DE MIM) – Nando Reis (tema de Plínio e Hortência e tema de Cristiano)
04. AMAR NÃO É PECADO – Luan Santana (tema de Júlia e Abner)
05. AS PALAVRAS – Vanessa da Mata (tema do Padre Francisco e Melissa)
06. OVO DE CODORNA – Aviões do Forró (tema de Ísaias e Minerva)
07. ESQUINAS – Roberta Spindel (tema de Márcia)
08. DO LADO DE CÁ – Chimarruts (tema de Wilson e Keiko)
09. TUDO TEM UM PORQUÊ – Guilherme & Santiago (tema de Lavínia e Fernando)
10. BARATO BOM – Moinho (tema de Guilherme e Alice)
11. CHORA, ME LIGA! – João Bosco & Vinícius (tema do Sargento Xavier e Maria João)
12. FEMININO FRÁGIL – Silvia Machete (tema de Guilherme e Márcia)
13. CORAÇÃO (CORAZÓN) – Jota Quest
14. MAMBO N°5 – Tropical Brazilian Band (tema de Élcio / Elaine)
15. AROMA QUE INEBRIA – Yassir e Rodrigo Sater (tema do núcleo da fazenda de Abner)
16. MORDE E ASSOPRA (instrumental) – PH Castanheira (tema de abertura)
Trilha sonora internacional
01. ROLLING IN THE DEEP – Adele (tema de Celeste)
02. YOU & ME – Dave Matthews Band (tema geral)
03. DEEPER – Nova (tema de Abner e Naomi)
04. MY LOVE – Corinne Bailey Rae (tema de Júlia)
05. SOMEWHERE OVER THE RAINBOW – Cidade Negra (tema geral)
06. MOVING – Macaco featuring Seu Jorge (tema de locação: spa de Augusta)
07. RABIOSA – Shakira featuring Pitbull (tema de Áureo)
08. YOU AND ME – Feldberg (tema da Alice)
09. ENDLESSLY – Pin Böner (tema de Alice e Guilherme)
10. TAKE A PICTURE OF THE SUN – The City Lights
11. UNREVEALED LOVE – André Leonno (tema romântico geral)
12. SHE – Daniel Boaventura (tema de Ícaro, Naomi e Leandro)
13. LA GLORIA – Gotan Project (tema de Salomé)
14. COMPTINE D’UN AUTRE ETE (instrumental) – João Carlos Coutinho (tema de Naomi)
A última novela das 7 do Walcyr que foi boa. Mas sinceramente: Eu detestava a personagem da Marina Ruy Barbosa, Alice INSUPORTÁVEL! Se a trama passasse atualmente, ela seria muito CANCELADA pelo público. Mas ainda bem que o “mundo deu voltas” e ela descobriu que também era uma “Vira-lata”. Fora isso, a protagonista da Adriana Esteves como Júlia, já era uma preparação para “Avenida Brasil”, do atuou muito também! Uma novela boa, com alguns temas como a violência doméstica do núcleo da Lavínia que em alguns momentos, passou muito batido. Enfim: muito boa, elenco muito bom que se entregou do início ao fim!!!
Adoro essa novela. Está a reprisar cá em Portugal e eu vejo sempre. É a minha novela preferida.