Miguel Falabella de Sousa Aguiar nasceu no Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1956. Considerado um homem multimídia no cenário artístico brasileiro, Falabella é ator, dramaturgo, diretor, cineasta, escritor e apresentador de televisão. Quando criança, morou na Ilha do Governador e perto de sua casa havia um cinema – este foi o seu primeiro contato com a arte.
Sua estreia na televisão foi como ator, em 1982, no Caso Verdade “Jan e Jim”. No mesmo ano, estreou sua primeira novela: Sol de Verão, de Manoel Carlos. Ao longo de toda a década de 1980, atuou em várias novelas, com destaque para o papel do malandro Miro na segunda versão de Selva de Pedra, em 1986. Foi ainda apresentador do Video Show, de 1987 a 2002.
Paralelamente à vida de ator e apresentador, Falabella começou a destacar-se como dramaturgo, tendo recebido vários prêmios. No teatro, suas peças “Submarino”, “A Partilha”, “Como Encher um Biquíni Selvagem”, “Louro Alto Solteiro Procura” e outras, foram grandes sucessos, entre elas, musicais – “Os Produtores”, “A Gaiola das Loucas”, “Hairspray”, “Cabaret”, “Xanadu”, etc. Na literatura, lançou os livros “Pequenas Alegrias”, que reúne as crônicas escritas no período em que escreveu para jornal O Globo, e “Querido Mundo e outras peças”, com sete peças escritas com Maria Carmem Barbosa. No cinema, estrelou mais de uma dezena de produções como ator e, em 2008, lançou o seu primeiro filme como diretor: Polaroides Urbanas, baseado na peça “Como Encher um Biquíni Selvagem”.
Começou a escrever para a televisão em 1985: fez parte do grupo de roteiristas do seriado cômico Tamanho Família, na TV Manchete. Mais tarde, colaborou para o TV Pirata, Delegacia de Mulheres e Sai de Baixo (onde também atuava). As duas primeiras novelas, escreveu com a parceira Maria Carmem Barbosa: Salsa e Merengue (1996) e A Lua Me Disse (2005). Em 2007 somou as funções de roteirista e ator no seriado Toma Lá Dá Cá, e no ano seguinte, além do seriado, concomitantemente, escreveu a novela Negócio da China. Na década de 2010, entre outros trabalhos na TV, mais uma novela, Aquele Beijo, e a inspirada série Pé na Cova.
Um trabalho brilhante. Versátil ao extremo. Parabéns garoto.