Sinopse
A trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de família, acusado de porte de cocaína. Casados há muito tempo, Carlos e Maria, juntamente com os filhos pequenos, Raul e Aline, formam uma família feliz. Ele é um funcionário público exemplar, ela, uma mulher ativa e moderna.
A história começa quando Carlos chega ao Rio de Janeiro de viagem na noite de Natal, ansioso para rever a família, que o espera para a ceia. Antes mesmo de entrar em casa, é abordado pela polícia. Quando revistam seu carro, os policiais encontram sacos de cocaína dentro do estofamento do veículo. Carlos é preso em flagrante e Maria inicia uma luta para inocentar o marido.
Contratada para defender o acusado, a advogada Carmem acaba se envolvendo amorosamente com o seu cliente. O caso ganha as páginas dos jornais, e a imprensa começa a perseguir Maria. Ela encontra no jornalista Bruno um aliado para ajudá-la a provar a inocência do marido. Tudo indica que Carlos fora vítima de um engano. Porém no decorrer da história, começam a ser revelados indícios capazes de colocar sua integridade e inocência em questão.
NUNO LEAL MAIA – Carlos Zanata
ELIZABETH SAVALA – Maria
IMARA REIS – Carmem
VICENTE BARCELLOS – Bruno
RAFAEL SALGADO – Raul
JULIANA SILEMAN – Aline
VANDA LACERDA – Dona Edite
JOÃO ACAIABE – Sebastian
BUZA FERRAZ – Garcia
NELSON DANTAS – Max Monteiro
JALUSA BARCELLOS – Sílvia
LIANA DUVAL – Helena
ANTÔNIO GRASSI – Cláudio
BEL KUTNER – Gabi
ANA JANSEN – Valentina
RONEY VILELLA – Papai Noel / Tatuado
MÁRIO ROBERTO – André
RICARDO BRAJTERMAN – Nelson
ROBERTO LOPES – Victor
WALDEMAR BERDITCHEVSKY – Dr. Gilberto
SANDRÃO – Balelé
BERNARDO JABLONSKI – Jorge
GISELA SÁ – Sônia
GUIDA VIANNA – Alice
JOSÉ LEWGOY – Pedro Américo
LÍLIAN FERNANDES – tia Laura
HENRI PAGNONCELLI – Arthur
OTÁVIO AUGUSTO – Rubens
HELENA IGNÊZ – promotora pública
EVANDRO LEANDRO – assistente de Bruno
SEVERINO SOTERO – Mete-Bronca
FLÁVIO SANTIAGO – delegado
LUÍS ERNESTO – Vital Brasil
TONICO PEREIRA – Dr. Jarbas
EDSON GUIMARÃES – Desembargador José
ROMEU EVARISTO – Pinduca
MÁRCIO AUGUSTO – Dr. Rodrigues
FLORIANO PEIXOTO
Projeto de novela
Inicialmente, Meu Marido foi idealizada para ser exibida como uma novela. Reduzida, inaugurou a programação de minisséries em 1991.
Euclydes Marinho, o autor, narrou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Esse trabalho começou como uma sinopse de novela que eu e o Lula [Campello Torres, seu parceiro] tínhamos passado meses desenvolvendo. Não havia encomenda da Globo, nada disso. Nós resolvemos criar uma história e apresentá-la à emissora. (…) Era um trabalho superminucioso. Mas Daniel Filho achou a história sofisticada para uma novela. Isso foi uns dois, três anos antes de a minissérie ir ao ar. Até que, em 1991, (…) Daniel se lembrou da sinopse e propôs: ‘Por que você não escreve uma minissérie?’.”
Anos depois, a história foi aproveitada como uma das tramas centrais da novela Desejos de Mulher, que Euclydes Marinho escreveu em 2002. Os personagens equivalentes a Carlos (Nuno Leal Maia), Maria (Elizabeth Savala), Carmem (Imara Reis) e Bruno (Vicente Barcellos), da minissérie, foram vividos por Cássio Gabus Mendes, Glória Pires, Deborah Evelyn e Eduardo Moscovis na novela.
Elenco
Elizabeth Savala voltava à TV depois de uma ausência de quatro anos – seu trabalho anterior havia sido a novela Hipertensão, em 1987.
Também a atriz Vanda Lacerda retornava à Globo, depois de 12 anos afastada (o último trabalho na emissora foi uma participação na série Malu Mulher, em 1979).
E mais
Algumas cenas foram gravadas no interior de um presídio em Niterói, onde os próprios presos fizeram figuração. (Site Memória Globo)
A minissérie teve uma única reapresentação, em 1996, apenas para o Distrito Federal, após o Jornal Nacional, no horário em que no resto do país era exibido o Horário Eleitoral Gratuito.
Deixe um comentário