Sinopse
Em 1917, durante a Revolução Russa, três joias valiosíssimas desaparecem misteriosamente. Já em 2004, uma delas reaparece em poder de Circe Cipriatis, uma das proprietárias da Metamorphoses, uma clínica de estética e cirurgia plástica. Lia, filha bastarda do fundador da clínica, esconde detalhes de sua vida e das duas meias-irmãs, Circe e Diana.
Circe casa-se com Takashi Mifume, um integrante da Yazuka, a temida máfia japonesa. Vai em lua-de-mel para o Japão e lá, pressionada pelo marido, é obrigada a operar um chefão do crime mudando o seu rosto. Auxiliada por Mifune, foge para o Brasil e traz na bagagem, sem saber, uma joia misteriosa.
Na chegada, Cirse é perseguida por criminosos e sofre um acidente de carro com a irmã Lia. Lia morre na tragédia e Circe toma o lugar dela. Circe passa por um transplante de face e recebe os tecidos de Lia, cirurgia essa feita por sua irmã Diana. Enquanto Lia morre, Circe acorda da cirurgia amnésica e de rosto novo.
Circe terá de viver com a identidade e o rosto da irmã e, assim, enganar a todos que ama. A máfia japonesa continuará procurando a joia, que no acidente desaparece e passa a correr nas mãos de várias pessoas, gerando uma busca incansável da máfia . O entrecho policial fica a cargo do detetive Marcos Ventura, responsável pela investigação do sumiço da joia.
primeira fase
VANESSA LÓES – Lia / Circe
LUCIANO SZAFIR – Lucas
LUCIENE ADAMI – Diana
PAULO BETTI – Marcos Ventura
KISSEI KUMAMOTO – Takashi Mifune / Aniki Mifune
ZÉCARLOS MACHADO – Carlos Rabelo
FRANCISCA QUEIRÓZ – Ana Valentina
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Dr. Eugênio Alencastro
JOANA FOMM – Margot Dubois
TALLYTA CARDOSO – Tallyta
LÚCIA ALVES – Bel
MYRIAN MUNIZ – Aspásia
SUELY FRANCO – Lourdes
ZEZÉ MOTTA – Prazeres da Anunciação
DOMINGOS MEIRA – Diogo
RODRIGO LOMBARDI – Fábio Fraga
DAVID CARDOSO JR. – Dudu
FABIANA ALVAREZ – Ritinha
TALITA CASTRO – Nina
MARIA RIBEIRO – Patrícia
EDA NAGAYAMA – Júlia
KEN KANEKO – Yukio Aoki
FÁBIO YOSHIHARA – Toru
EDSON MONTENEGRO – Sérgio (CG)
MARIANA DU BOIS – Valéria
ILANA KAPLAN – Joseane
NILL MARCONDES – Jamanta
FERNANDO PAVÃO – Ivan
LÍVIA ROSSI – Daniela
ATSUMI IWAKIRI – Horita
DAN NAKAGAWA – Massahiro
JAVERT MONTEIRO – Moreira
ANDRÉ RICARDO – Tico
SIDNEY SANTIAGO – Xarope
MÍRIAM FREITAS
LIU FUKUSHIMA
JOÃO PAULO BIENEMANN – Paulinho
MICHELLE GIUDICE
ELIANA FONSECA – Janete
e
LÍGIA CORTEZ – Circe
segunda fase
CARLOS CAPELETTI – Frederico
ROSALY PAPADOPOL – Valdirene
JACKELINE PETKOVIC – Suellen
PAOLA OLIVEIRA – Stela
RICARDO MACCHI – Ângelo
ELLEN ROCHE – Kelly
TADEU DI PIETRO – Maximiliano
DANIELLE LIMA – Luísa
NANDY DE LIMA – Creusa
THAYS GORGA – Janete
DÉBORA SCAVONE – Rebeca
BRUNO KOTT – Ricardo
TONY MASTALER – Hugo
DEISY ROSE – Teodora
SILVIA POGGETTI – Ivani
Parceria
Metamorphoses reativou o núcleo de dramaturgia da TV Record, desativado desde 2001, quando foi ao ar a novela Roda da Vida. Ao contrário de sua última incursão no gênero, Metamorphoses foi fruto de uma parceria entre a emissora e a produtora Casablanca, iniciada havia três anos com a série A Turma do Gueto.
Fiasco na audiência
A decisão de voltar aos folhetins fazia parte da estratégia de atingir uma faixa mais ampla da audiência e tentar superar o SBT (o segundo lugar) em ibope e faturamento. O que acabou não acontecendo.
O capítulo de estreia teve média de 11 pontos no Ibope da Grande São Paulo, com pico de 17. Na primeira semana, a novela atingiu uma média de 6 pontos de audiência. No entanto, o desempenho da atração não se manteve. A partir do primeiro mês de exibição, a novela despencou para uma audiência média que oscilava entre 2 e 3 pontos.
A principal explicação para este fiasco estava no próprio texto. A trama rocambolesca era contada de forma linear, como se fosse um filme. Os folhetins, desde sempre, têm a característica de a cada capítulo recontar toda a trama para quem está vendo, ouvindo ou vendo pela primeira vez. Metamorphoses desprezou a técnica desenvolvida desde os primórdios do folhetim. Com isso, conseguiu afastar quem não é telespectador assíduo.
Divulgação
A Record inovou na data de estreia: um domingo (14/03/2004), às 20h15. Pelo horário e pelo ineditismo do dia, percebeu-se que a emissora não queria briga com Celebridade, concorrente global no horário na época. A tática era roubar a audiência do Jornal Nacional enquanto a novela de Gilberto Braga não entrava no ar.
A emissora investiu pesado para divulgar Metamorphoses. Foram mais de R$ 1 milhão gastos em outdoors e anúncios em revistas e jornais.
Crise entre autores
Além da pesada campanha publicitária, Metamorphoses começou cercada por uma polêmica. Mário Prata foi chamado pela diretora Tizuka Yamasaki para ser o autor da trama, mas abandonou o projeto por interferências, segundo ele, da dona da produtora Casablanca, Arlete Siaretta, parceira da emissora na produção da novela. Uma equipe de seis escritores deu forma às cenas e assinou conjuntamente com o pseudônimo Charlote K.
Três sinopses de Metamorphoses teriam sido desenvolvidas. Uma de Arlete Siaretta, outra de Marcílio Moraes e uma terceira de Mário Prata – que, segundo ele, foi baseada na ideia original de Arlete. Depois de alguns ajustes, a sinopse foi aprovada e Mário estaria responsável pela trama. Após anunciada a saída do autor, porém, a Casablanca declarou que ele só foi contratado para escrever os dez primeiros capítulos e que seu contrato expirou em dezembro.
Mário Prata também deu sua versão: “Estava no oitavo capítulo quando recebi o primeiro reescrito e vi que Arlete inseriu cenas da sinopse dela. Se o resultado fosse bom, eu ficaria quieto. Mas não era o caso…”, destilou o autor.
Em uma tentativa de salvar a novela, a escritora Letícia Dornelles foi contratada para dar continuidade à trama. Para tanto, eliminou a maioria das tramas paralelas e personagens. Paulo Betti deixou a novela em sua “nova fase”, em junho, assim como Vanessa Lóes e os japoneses da Yakuza (a máfia japonesa). Quase todo o elenco foi renovado. Permaneceram apenas Luciano Szafir, Luciene Adami, Zezé Motta, Tallyta Cardoso e Domingos Meireles. Porém, a audiência não melhorou.
Novela encurtada
A Record decidiu então dar um ponto final na trama. A novela terminou com 20 capítulos a menos do previsto e a maioria dos personagens não teve o desfecho apropriado.
Os autores e elenco de Metamorphoses não foram informados com antecedência do encurtamento da novela. Segundo a atriz Rosaly Papadopol, os atores foram interrompidos no meio de uma gravação e convocados a uma reunião:
“Fomos informados de que gravaríamos apenas até sexta-feira e depois estávamos dispensados. Todos ficaram passados, não sabiam se riam ou choravam. A novela não vai ter desfecho nenhum. Acho um desrespeito com os atores, técnicos, dramaturgos e telespectadores.”
A iniciativa de encurtar a trama partiu da Record. De acordo com seu contrato com a Casablanca, a emissora encomendou um produto que poderia ter até 144 capítulos, mas não obrigatoriamente todos eles.
No último capítulo, gravado em sigilo, Vanessa Lóes, que tinha deixado a trama, estava de volta. O elenco da segunda fase não gravou o fim de seus personagens – um narrador explicou o que aconteceu com cada um deles. Os únicos atores que gravaram o último capitulo, além de Vanessa Lóes, foram os que participaram das duas fases da novela.
Cirurgias plásticas
A emissora apostou em uma experiência ousada, misturando ficção com realidade. Alguns artistas passaram por cirurgias plásticas na vida real, que foram gravadas e usadas dentro da trama – em uma espécie de reality show.
As atenções também se voltaram para a estreante em novelas Tallyta Cardoso, então com 26 anos, filha do ator David Cardoso. A atriz foi submetida a cirurgias plásticas realizadas pelo cirurgião Evaldo Bolivar de Souza Pinto e exibidas na novela.
Gravações
Metamorphoses foi rodada em alta-definição (HDTV), o que dá mais qualidade à imagem da televisão, aproximando-a do cinema. Com esse sistema, cada capítulo não saiu por menos de 40 mil dólares.
Para as gravações, a Casablanca produziu um núcleo de teledramaturgia em uma casa na região do Ibirapuera, em São Paulo, onde foram locados os sets de gravação. A casa foi adaptada e redecorada para atender aos núcleos da novela, entre eles o da clínica Methamorphoses e o do restaurante oriental onde se passava parte da trama.
Tema de abertura
O tema de abertura oficial de Metamorphoses era a música “Olhar de Mulher”, interpretada por Leila Pinheiro. Porém, ainda no início da novela, a música da abertura passou a variar: outras canções da trilha sonora foram tocadas alternadamente – algo semelhante ao que a Globo fizera na abertura da novela Vila Madalena, em 1999-2000.
E mais
Primeira novela das atrizes Paolla Oliveira, Ellen Roche e Ilana Kaplan e dos atores Domingos Meira e Dan Nakagawa.
01. OLHAR DE MULHER – Leila Pinheiro (tema de abertura)
02. AS TIME GOES BY – Gal Costa (tema de Circe)
03. VOCÊ SÓ PENSA EM GRANA – Zeca Baleiro (tema de Diana)
04. HOJE MESMO – Nando Reis (tema de Lucas)
05. PORTA ABERTA – Luka (tema de Tallyta)
06. NUKEGARA – Miyazawa (tema de Mifune e Circe)
07. QUEM SABE ISSO QUER DIZER AMOR – Milton Nascimento (tema de Marcos)
08. CAMINHOS CRUZADOS – Zizi Possi (tema de Valentina e Marcos)
09. O LOBO – Pitty (tema de Diogo)
10. Ó NEGA – Martinho Da Vila
11. CANCIÓN DE LA ISLA – Miyazawa
12. DUBLÊ DE CORPO – Renata Arruda (tema de Lia / Circe)
13. COM PALAVRAS – Lu Scheviano (tema de Nina)
14. JÓIA RARA – Beth Lamas (tema de Lia)
Tema de Abertura: OLHAR DE MULHER – Leila Pinheiro
Ninguém pode ofuscar
A jóia rara que brilha
No olhar de uma mulher
Quem sabe o que quer
Não pode resistir
À glória de existir
Sob essa luz
A jóia que seduz
Não cabe em sua mão
Só pode possuir
Quem sabe o seu valor
E der em troca o coração
De graça, em troca o coração…
Lembro de uma coisa nessa novela: foi mostrado um menino que iria fazer uma cirurgia real, como todas as mostradas, para corrigir as “orelhas de abano”. Foram apresentados ele e sua mae e depois da cirurgia o menino acordou na maca e começou a chorar e gritar: “Eu vou morrer! Mãe eu vou morrer!”. Eu era criança e achei uma das coisas mais grotescas que já vi na TV e nunca esqueci kkk
A novela tem uma premissa que, embora seja muito fantasiosa, é até interessante. Porém novela era muito mal feita com tramas paralelas desinteressantes e que não ornavam uma com as outras., Até personagens da “Turma do Gueto” estavam misturados com máfia japonesa kk
A novela foi um grande mico. Era sarcasticamente chamada por grande parte do elenco de “Metamorfezes”.
Muito dinheiro por uma novela tão ruim como esta. Parecia mais um filme do que uma novela. Acho que não teve nem final
Na prática Metamorphoses era até bem fácil de entender. Basicamente tem a Circe, que é uma das donas da tal clínica Metamorphoses que se casa com um japonês que é membro da Yakusa e que roubou a tal jóia (e naturalmente ela não sabe que ele é um bandidão).
Tem um médico, vivido pelo Luciano Szafir (Lucas) que é apaixonado por ela e sofre com isso. E tem a Lia, que é uma irmã bastarda da Circe (mas ninguém sabe disso) e cuja trama não tem importância.
A Yakusa descobre que o marido da Circe roubou a jóia e tenta sequestrá-la pra recuperar a jóia. Só que no carro em que está a Circe está junto a Lia por motivo aleatório. Elas sofrem um acidente, provocado pela Yakusa. A Lia morre e o doutor Lucas, pra proteger a Circe faz a cirurgia pra trocar os rostos das duas. Pra complicar, já que Circe teria que passar a viver como Lia, ela acorda sem memória e acaba se envolvendo com Lucas, o que acaba gerando “grandes confusões”. (Nada muito diferente das tramas de trocas de gêmeos/sósias como Mulheres de Areia, Paraíso Tropical, O Outro, O Semideus e até Rocky Story).
A parte realmente trash é que a Circe não apenas fica com o rosto de Lia como, milagrosamente com o corpo e a voz (as vozes da Vanessa Lóes e da Lígia Cortez são completamente diferentes). Na verdade fica parecendo então, que elas trocaram de corpo e não só de rosto. Mas aí é aquela coisa de ter que “voar”… Se eles tivessem investido um pouco mais fazendo a Lígia Cortez dublar a Vanessa Lóes, talvez ficasse mais real, só que, claro, os personagens sacariam a mudança logo e novela tem que durar meses. O resultado é que quem não viu a primeira semana da novela ficou sem entender nada, logo, prejuízo pra Record/Casablanca.